sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Nossas matérias


Receitas para Diabéticos

Atenção: Todas as receitas aqui citadas foram criadas especialmente para pessoas com diabetes, entretanto consulte sempre o seu médico ou nutricionista antes de experimentar alguma receita que contenha algum ingrediente que você não saiba se é permitido em sua dieta.

Bombocado Diet com Leite de Coco

Ingredientes:
6 claras; 1 xícara de chá de leite em pó desnatado; 1 xícara de chá de água; 3 colheres de sopa de margarina light; 6 colheres de sopa de farinha de trigo; 100g de adoçante para forno fogão; 250g de mandioca crua ralada; 2 colheres de chá de fermento químico em pó; 100ml de leite de coco light; Coco ralado sem açúcar.
Tempo de Preparo:
45 minutos aproximadamente.
Rendimento:
10 porções.
Modo de Preparo:
Aqueça o forno em temperatura média (180C). Bata por 5 minutos no liquidificador o leite em pó, água, margarina, adoçante e leite de coco light. Coloque esse creme numa vasilha, acrescente a mandioca crua, misture e reserve. Na batedeira coloque as claras e bata bem, até que fique firme. Depois no creme batido reservado adicione a farinha de trigo e o fermento, em seguida as claras em neve, mexendo delicadamente. Unte assadeira e coloque a mistura. Deixe no forno por aproximadamente 30 minutos, depois polvilhe um pouco de coco ralado.
Total de Calorias:
108 kcal por porção

Pavê diet de morango

Ingredientes:
CREME AMARELO: 1 litro leite desnatado; 4 gemas; 1 receita leite condensado sem açúcar*; 2 colheres (sopa) amido de milho; 4 gotas essência de baunilha; 1 colher (sopa) multi-adoçante. CREME BRANCO: 4 claras; 1 lata creme de leite light; 1 colher (sobremesa) multi-adoçante. RECHEIO: 2 caixas morango; 1 pacote bolacha maisena; 500g chocolate ao leite diet. LEITE CONDENSADO DIET*: 1 copo leite em pó; ½ copo água fervente; ½ copo adoçante granular; 1 colher (sobremesa) margarina light.
Rendimento:
20 porções de 100g.
Modo de Preparo:
CREME AMARELO: Coloque todos os ingredientes em uma panela. Leve ao fogo e misture até ficar homogêneo. Reserve. CREME BRANCO: Bata as claras em neve. Acrescente o creme de leite e o adoçante mexendo devagar. LEITE CONDENSADO DIET*: Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata por 5 minutos; retire e coloque em potes com tampa. Conserve em geladeira no máximo por 10 dias ou no freezer por 30 dias. MONTAGEM: Forre o fundo de uma travessa com as bolachas maisena. Cubra com todo o creme amarelo. Na sequência acrescente os morangos picados e cubra com o creme branco. Por cima coloque o chocolate ao leite ralado.

Arroz Doce Light com Amendoim

Ingredientes:
1 litro de água; 1 pau de canela; 4 cravos da índia; casca ralada de 1/2 limão; 1 xícara (chá) de arroz (150g); ½ xícara (chá) de adoçante em pó (25g); 2 xícaras (chá) de leite desnatado (400ml); 2 colheres (sopa) de amendoim torrado e moído (30g); canela em pó para polvilhar.
Tempo de Preparo:
40 minutos.
Rendimento:
8 porções.
Modo de Preparo:
Numa panela média, coloque a água, a canela, os cravos da índia e a casca ralada de limão. Quando ferver, junte o arroz e deixe cozinhar até começar a secar a água. Adicione o adoçante e o leite aos poucos até ficar cremoso. Acrescente o amendoim, mexa e sirva polvilhado com canela em pó.
Total de Calorias:
118 kcal por porção.

 
Equipe de Enfermagem do ITB Prof. Moacyr Domingos Sávio Veronezi
João Batista Pereira Nunes (COREN: 695.354)

Nenhum comentário: