quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Nossas matérias


Diabetes Infantil:  Sintomas, Cuidados e Tratamento

O diabetes infantil exige cuidados especiais com a alimentação e impõe hábitos rígidos às crianças para toda vida. Ver uma criança se deliciando com balas, chocolates e sobremesas é um prazer raro para quem tem um filho diabético.
A doença surge abruptamente e pode tanto afetar crianças e adolescentes em qualquer idade, é um dos problemas crônicos mais comuns da infância e faz 200 novas vítimas por dia ao redor do mundo. E o pior: sem tratamento adequado, pode provocar complicações graves, como perda da visão e amputação de membros.

Sintomas do Diabetes Infantil
Segundo o endocrinologista pediátrico Luis Eduardo Calliari, professor da faculdade de medicina da Santa Casa de São Paulo, o diabetes infantil se manifesta de repente e os pais precisam ficar atentos aos seguintes sinais:
  • Aumento da sede: a criança passa a beber mais água que o normal e, mesmo assim, continua sedenta.
  • Aumento da diurese: como consequência da ingestão excessiva de água, ocorre um aumento na quantidade de urina produzida pelo corpo, que se reflete em maior frequência ao banheiro.
  • Perda de peso: apesar de um notório aumento de apetite, a criança não engorda e ainda passa a perder peso.

Controle do Diabetes Infantil
O diabetes tipo 1, prevalescente em crianças, é uma doença auto-imune, em que o corpo produz anticorpos contra as células do pâncreas que produzem insulina. A falta dessa substância, que quebra as moléculas de açúcar do sangue, pode causar sérias complicações e levar à morte.
Por isso, a criança diabética precisa receber injeções de insulina diariamente e controlar a entrada de açúcar no corpo, o que exige cuidados com a alimentação.
Para um bom controle da glicemia (açúcar no sangue), são necessárias várias aplicações de insulina ao dia, além de acompanhamento do nível de glicose através de monitorização domiciliar, utilizando apenas uma gota de sangue (da ponta do dedo), explica o médico.
Ao contrário do diabetes tipo 2, que ocorre geralmente em adultos obesos, o do tipo 1, que aparece nas crianças, pode afetá-las em qualquer idade. É mais raro em lactentes e mais frequente em crianças de 5 a 8 anos e nos adolescentes.
Os endocrinologistas chamam a atenção para uma epidemia do tipo 2 que existe entre os pequenos nos últimos anos, devido à alimentação pouco saudável e à falta de atividade física, que levam à obesidade. Mesmo assim, o tipo 1 ainda prevalesce entre as crianças.
Segundo uma pesquisa realizada pela Sociedade Internacional de Diabetes em Adolescentes e Crianças (ISPAD), em parceria com o laboratório Novo Nordisk, apontou que as escolas brasileiras não estão preparadas para atender as crianças diabéticas.
Apenas 50% dos alunos entrevistados afirmaram que seus professores têm conhecimento de sua doença e 10% deles se dizem discriminados e consideram que o diabetes limita seus relacionamentos sociais.
De acordo com o estudo, cerca de 60% dos jovens não controlam devidamente a doença no período letivo e 40% das crianças faltam à escola ao menos uma vez por mês em função da doença.
Pais e filhos gostariam que fossem oferecidos lanches mais saudáveis nos colégios e que os professores tivessem capacitação para atender os alunos diabéticos em casos de emergência.
Foram ouvidos profissionais de saúde, pais e cuidadores de crianças diabéticas, além de jovens portadores da doença em 13 países, entre eles o Brasil.

Cuidados à mesa no diabetes infantil
A dieta da criança diabética deve seguir os moldes da alimentação saudável em todas as idades.
Deve-se fracionar a dieta em 6 refeições, equilibrar as calorias, sem exagero, em proteínas, carboidratos e gorduras, e evitar comer açúcares.

Veja algumas orientações para amenizar as restrições do cardápio de seu filho:
  • Nas festinhas de aniversário: procure levar doces diet que a criança possa comer, para que ela não fique com vontade vendo os amiguinhos se deliciando com guloseimas. Além disso, de acordo com o médico, é possível administrar insulina de ação ultra-rápida, caso a criança coma doces ou salgados.
  • Muitas vezes a tentação de doce pode estar na própria dispensa da casa e para a criança, fica muito difícil resistir, especialmente se os irmãos, por exemplo, estiverem liberados para o açúcar. A dieta deve ser de toda a família. Mas se outras crianças vão comer guloseimas, utilize as diet ou negocie a aplicação de dose extra de insulina, pondera.
  • Na escola é preciso um cuidado todo especial com a lancheira, que deve ter sanduíche natural, frutas, barra de cereal diet e suco diet. A criança precisa resistir à oferta de doces e refrigerantes das cantinas, e a escola precisa dar apoio aos alunos diabéticos.

Prática de esportes
O portador de diabetes tipo 1 precisa fazer atividades físicas regularmente e em horários programados, natação, futebol, dança etc. É necessário que seja observado o comportamento da glicemia, medindo-a antes e após as sessões de exercícios, para o ajuste adequado dos alimentos e das doses de insulina.


Equipe de Enfermagem EEFMT Professora Dagmar Ribas Trindade
Patrícia Martins de Mendonça (COREN: 021774)

Nenhum comentário: