terça-feira, 27 de novembro de 2012

Nossas matérias


SAÚDE ORAL E DIABETES

Clinicamente pessoas portadoras de diabetes são mais susceptíveis ao desenvolvimento das doenças do tecido da boca, tais como cárie e doença periodontal, do que pessoas não acometidas por esse mal.
A doença periodontal começa com a instalação da placa bacteriana, o que faz com que os tecidos de suporte que rodeiam os dentes sejam destruídos e desapareçam, causando o agravamento da mesma, e que os dentes percam sua sustentação. Depois de instalada, e não adequadamente tratada, pode levar a perda dos dentes, seja o paciente diabético ou não.
O diabetes pode favorecer a instalação da doença periodontal, o que pode comprometer o controle do próprio diabetes. O primeiro sintoma da doença periodontal é o sangramento da gengiva no momento da escovação, o que sem tratamento, pode acabar acontecer espontaneamente. O que muitas vezes leva o paciente a escovar cada vez menos – piorando o quadro -, ao passo que a mesma deveria ser aumentada.  O uso correto da escovação e do fio dental podem interromper o processo, eliminando a placa bacteriana causadora do problema.
A placa bacteriana é constituída por um conjunto de resíduos alimentares e microorganismos que aderem à superfície dentária próxima à gengiva. Os açúcares dos alimentos servem de alimento para as bactérias, que criam uma espécie de cola, fixando a placa bacteriana ao dente e outra que se constituem de ácidos que desmineraliza os dentes, tecidos gengivais de suporte e, por fim, os ossos.
A destruição do suporte caracteriza a doença periodontal e a desmineralização do dente caracteriza a cárie.

PREVENÇÃO DOS PROBLEMAS ORAIS

Visitar regularmente o dentista e informá-lo sobre sua diabetes, bem como comunicar seu médico sobre qualquer tratamento dentário, já que qualquer infecção pode alterar sua diabetes.
Controlar seus níveis de glicose no sangue, pois isso ajudará a evitar a doença periodontal.
Manter diariamente uma boa higiene oral, utilizando de uma boa escovação e de uso de fio dental. Se necessário, utilizar enxaguatórios bucais.

Fonte: www.colgate.com.br

Equipe de Odontologia ITB Professor Antonio Arantes Filho
Dra. Patrícia Fernanda Ramalho Spina
CRO: 80193

Nenhum comentário: