terça-feira, 2 de outubro de 2012

Nossas matérias


Bruxismo e Disfunção têmporo-mandibular

O bruxismo é um hábito que faz com que o indivíduo ranja os dentes durante o sono ou durante o dia. Pode ocorrer em todas as faixas etárias e está relacionado ao estresse.
Devido ao ato de ranger os dentes, alguns sinais e sintomas podem ser observados, como desgastes e fraturas dentais, dores nos músculos da face, dores de cabeça, que na verdade são de origem muscular e distúrbios na articulação têmporo-mandibular (ATM). A articulação têmporo-mandibular é a articulação que permite o movimento de abertura e fechamento da boca, porém quando ocorrem sinais e sintomas como dores na região da ATM é conhecida como disfunção têmporo-mandibular (DTM).
A partir do momento que o bruxismo é diagnosticado, este deverá ser tratado imediatamente. A terapia mais empregada para o alívio dos sinais e sintomas da ATM, é a utilização de placas interoclusais. Este dispositivo é usado pelo indivíduo, durante a noite de sono, reduzindo a atividade dos músculos durante a noite, além de proteger os dentes de novos desgastes e fraturas. Aliado a isto, é importante diminuir a tensão psicológica e estresse, que pode ser obtido através de práticas esportivas e técnicas de relaxamento.
A prevenção é possível, desde que o distúrbio seja diagnosticado no início. Por isso, as mães e pais devem ficar atentos a qualquer alteração que o filho possa apresentar, pois muitos casos iniciam-se já na infância. Devem atentar para hábitos incorretos da criança, como chupar dedo, chupeta, morder objetos, lábios, língua, respirar pela boca entre outros.
A disfunção têmporo-mandibular quando instalada, é quase sempre progressiva, porém ainda não podemos identificar a velocidade de sua progressão e as suas consequências. Portanto, quanto antes for diagnosticado, melhores serão os resultados.

Referências:

Equipe de Odontologia da EEFMT Profª Dagmar Ribas Trindade
Cinthya Lobo Pradella (CRO: 95863)


Nenhum comentário: