domingo, 14 de outubro de 2012

Nossas matérias


14 de Outubro - Dia Mundial da Visão

A visão é o primeiro sentido a sofrer os efeitos do envelhecimento - já aos 40 anos muita gente é obrigada a usar lentes de correção para vista cansada (presbiopia). Mas a idade pode trazer problemas mais sérios, como catarata, degeneração macular e glaucoma - doenças que podem levar à cegueira. Esse é o foco escolhido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para este Dia Mundial da Visão. O slogan da campanha é "Olhos no futuro - lutando contra a deficiência visual do idoso".
A data faz parte do Programa Visão 2020, criado em 1999, que busca eliminar a cegueira evitável nos próximos 12 anos. No Brasil, é coordenado pelo Ministério da Saúde, por organizações não governamentais, profissionais e grupos da sociedade civil.
A OMS estima que 314 milhões de pessoas sofram algum tipo de deficiência visual em todo o mundo. Dessas, 37 milhões são cegas. O Brasil tem cerca de 4 milhões pessoas com deficiência visual e aproximadamente 1,25 milhão de cegos, segundo a Sociedade Brasileira de Oftalmologia.

Catarata

O Conselho Brasileiro de Oftalmologia informa que mais de 50% dos casos de cegueira no país devem-se a catarata não operada. A doença, que é a única causa evitável de perda de visão, é definida como qualquer opacificação do cristalino que atrapalhe a entrada de luz nos olhos.
Alguns fatores podem provocar ou acelerar o aparecimento do problema, como o uso de esteróides, doenças metabólicas, traumas e exposição a raios UV, entre outros. A correção é feita por cirurgia.

Glaucoma

Estima-se que existam cerca de 900 mil portadores de glaucoma no Brasil. A doença, que provoca lesão no nervo ótico, leva à cegueira irreversível quando não diagnosticada a tempo. O tratamento geralmente é feito com colírios e, em alguns casos, opta-se pela cirurgia.

Degeneração macular relacionada à idade

Ocorre geralmente a partir dos 60 anos e afeta a área central da retina (mácula), provocando baixa visão central, dificultando principalmente a leitura. Os danos à visão central são irreversíveis, mas a detecção precoce e os cuidados podem auxiliar no controle da doença. A fotocoagulação por laser é indicada em alguns casos.


Equipe de Enfermagem ITB Professor Munir José
Sandra Camacho Silva
(COREN: 016.998)

Nenhum comentário: