segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Nossas matérias


Hábitos Orais Deletérios

 

Quais as Causas e Consequências do Hábito Oral Deletério?

Os hábitos orais deletérios infantis como: sucção digital (dedo), sucção de chupeta, uso de mamadeira e onicofagia (roer unhas) devem ser corrigidos, pois em alguns casos determinam diversas má – oclusões dentárias, alterações do funcionamento muscular dos músculos da face, alterando assim o crescimento facial e prejudicando as funções de respiração, mastigação, deglutição (ato de engolir) e até mesmo a fala.
As prováveis alterações que ocorrem numa criança diante de um ou mais hábitos orais deletérios são determinadas por vários aspectos, tais como, a frequência, intensidade, duração, objeto e/ou órgão utilizado e a idade da mesma na época na qual se iniciou o(s) hábito(s).
As possíveis causas dos hábitos orais podem ser fisiológicas, emocionais ou de aprendizado condicionado, devendo ser buscada durante período de amamentação ou na primeira infância. A forma de aleitamento infantil tem uma forte influência na instalação de hábitos orais deletérios. Crianças que não foram amamentadas no seio materno têm maiores probabilidades de desenvolverem hábitos orais deletérios em relação àquelas que não foram amamentadas, mesmo que por um período menor.
Apesar de transmitirem sensação de segurança e conforto, os hábitos orais deletérios devem ser abandonados o mais precocemente possível, a fim de evitar alterações estruturais e funcionais graves.


Equipe de Odontologia ITB Brasílio Flores de Azevedo
Francine Trigo Rachid de Oliveira (CRO: 60867)

Nenhum comentário: