segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Nossas matérias


COMBATE À POLUIÇÃO

De acordo com a legislação brasileira, a poluição é a degradação da qualidade ambiental, que prejudica a saúde, bem-estar e segurança dos indivíduos. A poluição pode ser causada pela liberação de matéria e energia (som, calor, luz), são os chamados poluentes.
Devido a Revolução Industrial, houve um grande aumento da poluição do ar. A partir deste momento, o ser humano teve que conviver com o ar poluído e com todos os seus prejuízos. As cidades mais poluídas do mundo são: São Paulo, Tóquio, Nova Iorque e Cidade do México.

Tipos de Poluição
Poluição sonora: Como o próprio nome diz, é aquela causada pelo excesso de ruídos (carros, máquinas e etc.). O efeito nocivo à saúde humana dependerá do nível do ruído e do tempo de exposição.
Poluição atmosférica: Afeta as condições do ar que respiramos, são provenientes das indústrias e carros, caminhões, motos entre outros, que lançam diversos tipos de gases na atmosfera, como o dióxido de carbono, óxido de enxofre e materiais particulados, causando danos à saúde.
Poluição da água: A mais comum das poluições, devido a destinação de esgoto para os rios e mares. Já existem leis que proíbem a destinação de esgoto não tratado nas águas, porém ainda existem muitos locais que isto ainda ocorre incorretamente.
Poluição do solo: Todo resíduo que é despejado no solo sem cuidado, caracteriza um tipo de poluição. Os lixões, os agrotóxicos e defensivos agrícolas também contaminam o solo e devido às chuvas, também contaminam as águas.

Problemas gerados pela poluição
Problemas de saúde: bronquite, rinite, alergias, asma, irritação de pele, lacrimação exagerada, infecção nos olhos e problemas no sistema circulatório.
Chuva ácida: causa morte de plantas e animais e degrada monumentos históricos.

Soluções
A tecnologia tem avançado muito, no sentido de criar máquinas e combustíveis menos poluentes ou que não poluam. Já existem automóveis utilizando gás natural e eletricidade como combustível.
A conscientização da população em reciclar o lixo, não desperdiçar água e outros recursos naturais e a diminuição do uso de produtos que não podem ser reciclados.

Referências:

Equipe de Odontologia ITB Professor Antonio Arantes Filho
Cinthya Lobo Pradella (CRO: 95863)
Denise Michelazzo Órfão (CRO: 50322)
Elaine Ribeiro (CRO: 15758)

Nenhum comentário: