sexta-feira, 6 de julho de 2012

Nossas matérias


LENTES DE CONTATO

O uso de lentes de contato é uma forma eficiente para corrigir a visão, quando feito com cuidado e supervisão. Além dos benefícios estéticos, oferecem maior conforto e é uma opção interessante para quem não pode ser submetido à Cirurgia Refrativa. Em alguns casos específicos, o uso de lentes apresenta resultados mais eficientes do que o uso de óculos.
A adaptação de lentes de contato tem várias finalidades: corretivas, estéticas, filtrantes (cosméticas) ou terapêuticas. Elas estão disponíveis em numerosas variedades, incluindo rígidas (duras), gelatinosas (moles) e híbridas (produzidas com material rígido e gelatinoso). Além disso, variam também em relação ao tempo de uso: descartável ou de uso prolongado (durabilidade de 1 ano). A durabilidade das descartáveis se divide em: diária, 15 dias ou 30 dias.
A função corretiva da lente depende do tipo de erro refrativo do paciente: hipermetropia, miopia, astigmatismo, ceratocone. As lentes coloridas podem ser usadas com finalidade estética, mas também podem corrigir erros refrativos como a miopia e a hipermetropia. As lentes filtrantes são lentes de contato com propriedades cosméticas e estéticas, produzidas para disfarçar as imperfeições da íris e pupila, opacificações corneanas e traumatismos, e diminuir a sensibilidade à luz. São coloridas e imitam muito bem a cor dos olhos do paciente, proporcionando-lhe, muitas vezes, melhora na sua autoestima. As lentes terapêuticas ajudam a curar ou controlar várias doenças da córnea, como machucados, deseptelização do tecido devido algum corpo estranho que tenha entrado no olho, após cirurgias refrativas que usam técnicas com raspagem do epitélio da córnea (camada mais externa da córnea), entre outros. As formas de uso vão depender de uma avaliação médica das condições oculares e da finalidade de uso.
Por isso, a escolha deve ser orientada por um oftalmologista. Através de uma minuciosa avaliação do estilo de vida e da fisiologia do olho do paciente é possível descobrir a lente de contato mais indicada para cada problema. As lentes de contato se constituem em um corpo estranho dentro do olho, e em caso de má orientação, podem causar danos para a visão de modo que a segurança de seu uso depende da supervisão do oftalmologista. Há complicações do mau uso de lentes de contato e essas, se não forem bem acompanhadas e tratadas podem gerar deformidades na córnea. A chamada conjuntivite por lente de contato (conjuntivite papilar), bastante frequente, especialmente com as lentes gelatinosas, pode ter sua evolução controlada pelo exame periódico do usuário de lentes. O teste de adaptação consiste em:
  • Medição da curvatura da córnea (ceratometria);
  • Topografia Corneana;
  • Medida da espessura corneana (paquimetria);
  • Avaliação da contagem endotelial;
  • Refração inicial para determinação do grau das lentes;
  • Colocação de lentes de teste baseadas na refração inicial, por 10 a 20 minutos;
  • Nova refração, com as lentes de teste;
  • Avaliação da mobilidade das lentes de teste através da biomicroscopia;
  • Modificações na adaptação com base em observações na lâmpada de fenda;
  • Aprendizagem do paciente em manipular as lentes de contato;

 Equipe de Enfermagem EEFMT Profª Maria Theodora
Daniel Garacis de Oliveira – Técnico de Enfermagem (COREN: 2267155)
Nilce Soares de Oliveira – Técnica de Enfermagem (COREN: 488893)

Nenhum comentário: