segunda-feira, 16 de julho de 2012

Nossas matérias


DICAS E ORIENTAÇÕES PARA A SAÚDE OCULAR
PRODUTOS PARA MAQUIAGEM

Os produtos para maquiagem usados nos olhos podem causar algum problema?

Oftalmo – Sob o aspecto oftalmológico, a maquiagem apresenta dois problemas:
1º - o pó do lápis passado no bordo interno da pálpebra, como se vê na imagem 17 (abaixo) está em contato com a conjuntiva. Além disso, a lágrima ajuda a dissolvê-lo e ele entra no olho. 
 

Nesse caso, se a pessoa for alérgica, pode gerar reações intensas.

2º problema: está evidente na imagem 18 (abaixo). A lágrima não é constituída apenas por água. Há na pálpebra glândulas que produzem gordura, substância que penetra no olho e faz parte do filme lacrimal. Quando a camada de lápis para maquiagem é muito espessa, pode obstruir os orifícios por onde a gordura é eliminada, as glândulas inflamam e surge o terçol ou hordéolo, uma bolinha muito sensível e dolorida.

Na imagem 19, a faixa preta como piche que há nos olhos é sinal de que o lápis foi usado intensamente, o que pode favorecer a presença de lesões nas glândulas produtoras de gordura.


Qual a maneira correta de passar o lápis de maquiagem nos olhos?

Oftalmo - Não sou expert no assunto, mas o ideal seria preservar o bordo superior da pálpebra, onde se localizam os orifícios dessas glândulas.  Na imagem 20, na região dos cílios, não haveria inconveniente em usar esses produtos. Quando explico isso, fico com a impressão de que para a maquiagem feminina é fundamental a colocação do lápis no bordo superior, embora não seja a maneira mais adequada de fazê-lo.


ORIENTAÇÕES

Quem vive em cidades poluídas deve usar alguma coisa nos olhos?

Oftalmo – Para as pessoas que vivem em cidades poluídas e não apresentam nenhum sintoma nos olhos, não existem medidas preventivas para serem indicadas. No entanto, aquelas que estão de alguma forma expostas por longos períodos ao ar condicionado ou olhando para a tela do computador devem tomar alguns cuidados.
Está provado que pessoas que usam o computador piscam menos e se piscam menos, lubrificam menos os olhos e eles secam, como também secam em ambientes com ar condicionado. Por isso, nessas circunstâncias, devem ser usados colírios lubrificantes pelo menos a cada meia hora.

Que cuidados devem tomar as pessoas que usam lente de contato?

Oftalmo – A primeira providência é seguir a orientação do fabricante e do oftalmologista. É muito importante respeitar o prazo de validade da lente se ela está indicada para ser usada por 15 dias, deve ser usada por 15 dias e depois descartada. Além disso, é preciso cuidar da sua limpeza e evitar o excesso de uso. Não é saudável dormir com as lentes, embora seja possível fazê-lo.
Por fim, é importante o controle oftalmológico, porque somente o oftalmologista tem condição de analisar as reações ao uso da lente e a saúde dos olhos. Por isso, a cada seis meses é interessante passar por uma avaliação oftalmológica.


Equipe de Psicopedagogia da EEFMT Professora Maria Theodora Pedreira de Freitas
Eliane Bisan Alves
Marly Hiromi Sportore

Nenhum comentário: