quarta-feira, 11 de julho de 2012

Nossas matérias


                                     DIA MUNDIAL DA SAÚDE OCULAR

O objetivo da data é a de chamar atenção para as medidas de prevenção de cegueira.
É impressionante saber que cerca de 80% das causas de cegueira no mundo são por doenças evitáveis.
A questão é que algumas patologias oftalmológicas são assintomáticas e outras, quando se manifestam, costumam estar em estágio avançado. Ainda falta informação para grande parte da sociedade, que procura assistência quando é tarde demais. Visitas anuais ao oftalmologista fazem a diferença para os adultos. É através do exame clínico e de testes complementares muitas vezes simples, que se verificam eventuais alterações.

Catarata é a principal causa de cegueira no Brasil
A catarata, principal causa de cegueira no Brasil, é curável graças aos avanços no campo da microcirurgia. Outras doenças podem ser controladas a partir da detecção precoce e do acompanhamento especializado. São elas: glaucoma, degeneração macular relacionada à idade e retinopatia diabética.

Saúde dos olhos na infância
Na infância, a atenção não deve ser minimizada. Os cuidados iniciam-se na gestação, pois durante sua formação a criança pode ter a visão afetada por uma série de fatores. A catarata congênita é a principal causa de cegueira infantil. Embora ela possa ter caráter hereditário, muitas vezes está ligada ao contágio por rubéola. Ou seja: basta o devido acompanhamento pré-natal, com a observação das recomendações médicas, para que a mãe proteja a visão de seu filho.

Para que serve o teste do olhinho?
Vale destacar também o teste do olhinho, realizado pelo pediatra logo após o nascimento. O exame verifica a presença de leucoria (mancha branca no olho) e descarta problemas congênitos. Todo recém-nascido deve realizá-lo.
Outro cuidado relevante, diz respeito ás crianças em fase escolar. Todas devem ser submetidas ao exame de acuidade visual. Os defeitos refrativos (miopia, hipermetropia e astigmatismo) também protagonizam a perda visual quando não são corrigidos no momento certo.

Em casa.
Mas nem só as doenças podem prejudicar a visão. Acidentes oculares em ambientes domésticos são mais comuns do que se imagina, como traumas ou por ação de agentes externos. Algumas situações corriqueiras como a utilização de água sanitária, desinfetante, ou até o manuseio de uma furadeira podem causar danos à visão.

É preciso ficar atento a alguns sintomas:
Visão embaçada, dificuldade na mudança de foco para perto/longe, sensação de peso nos olhos, dores de cabeça, vermelhidão, ardência ou lacrimejamento são os sinais mais comuns de que alguma coisa pode estar errada.
Devemos também nos conscientizar de que a prevenção é a melhor forma de mantermos a saúde ocular.

Referências:
http://www2.uol.com.br/vyaestelar/saude_olho.htm
http://www.revistavigor.com.br/2011/07/06/dia-mundial-da-saude-ocular-2/
http://oftalmolife.wordpress.com/2009/07/10/dia-mundial-de-saude-ocular/ http://www.correiodeuberlandia.com.br/cidade-e-regiao/caminhada-marca-dia-mundial-de-saude-ocular/

Equipe de Odontologia do ITB Professor Moacyr Domingos Sávio Veronezi
América Cristiane Leal do Nascimento (CRO: 74265)

Nenhum comentário: