sexta-feira, 22 de junho de 2012

Nossas matérias


PREVENÇÃO ÀS DROGAS

A droga é definida como uma substância natural ou não, que em contato com o organismo, tem a capacidade de modificar as funções normais deste.  São produtos alucinógenos ou tóxicos, que levam à dependência química ou psicológica, causando inúmeros males à saúde e até a morte, em caso de overdose, que é o uso de grande quantidade de determinada droga.
CIGARRO
O cigarro é composto por acetato de chumbo, cádmio, fósforo P4 e P6, arsênio (estes são metais pesados, potencialmente cancerígenos), benzeno, formaldeído (comprovadamente cancerígeno), nicotina (causa dependência física) e terebintina, cetona, amônia, monóxido de carbono (gases tóxicos produzidos durante a queima).
A dependência do cigarro ocorre devido às adaptações que o organismo faz para recebê-la, na busca por manter seu equilíbrio químico e funcional. Abandonar este vício não é fácil, de acordo com pesquisas, somente 3% dos fumantes conseguem se livrar do vício, o restante pode até parar por um período, mas depois voltam. A melhor forma de abandonar o vício é deixa-lo de uma só vez, e não gradualmente.
ÁLCOOL
Droga que possui grande aceitação pela sociedade, é uma droga psicotrópica que atua no sistema nervoso central, podendo causar dependência e até mudança de comportamento.
O álcool provoca dois efeitos distintos, no primeiro ocorre a euforia e a desinibição, já no segundo, ocorre o descontrole, falta de coordenação motora, diminuição dos reflexos e sono. Caso o dependente suspenda o consumo, pode ocorrer a síndrome de abstinência, que abrange confusão mental, visões, ansiedade, tremores e até convulsões.
COCAÍNA
É derivada de uma planta encontrada na América Central e América do Sul. Atua no sistema nervoso central, provocando euforia. Ocorre também aceleração dos batimentos cardíacos, aumento da pressão arterial e dilatação das pupilas. O consumo de oxigênio aumenta, porém a capacidade de captá-lo diminui, predispondo o indivíduo a infartos.
Ao longo do tempo, a cocaína perde sua eficácia e o usuário tende a usar cada vez mais. Doses muitos frequentes e excessivas provocam alucinações, ansiedade, delírios, agressividade e paranoia. Caso o usuário opte por abandonar o vício, deve ser acompanhado por médicos, tanto no processo de desintoxicação, como nas outras etapas.
MACONHA
É uma planta originária da Índia. Esta planta possui mais de 400 substâncias químicas, dentre as quais 60 se classificam na categoria canabinóide. O tetra-hidrocarbinol (THC) é um deste canabinóide, é a substância responsável pelo efeito que a maconha produz no cérebro.
Quando a fumaça é inalada, o THC vai para os pulmões, corrente sanguínea e depois para o cérebro. A maconha causa alguns efeitos como memória prejudicada, confusão mental, perda de coordenação motora, ansiedade, olhos avermelhados entre outros.

Referências:
http://pastorisaiasantonio.blogspot.compastorisaiasantonio.blogspot.comwww.pastorisaiasantonio.blogspot.com

Equipe de Odontologia ITB Professor Antonio Arantes Filho
Cinthya Lobo Pradella (CRO: 95863)
Denise Michelazzo Órfão (CRO: 50322)
Elaine Ribeiro (CRO: 15758)
sobnossaoptica.blogspot.comsobnossaoptica.blogspot.com pastorisaiasantonio.blogspot.com

Nenhum comentário: