segunda-feira, 4 de junho de 2012

Nossas matérias


ESPIRAL DE MUDANÇA COMPORTAMENTAL

Dependência é a relação alterada entre um indivíduo e seu modo de consumir uma substância, ou praticar um ato.
Griffith Edwards, pesquisador especializado em dependência de drogas e álcool, mostrou em seu estudo que, embora a síndrome de dependência seja universal, os sinais e sintomas variam de pessoa para pessoa, de acordo com as características da personalidade e do ambiente onde o indivíduo vive.
Entenda como identificar problemas com dependência química e por que é difícil mudar.
Para ser considerada dependente, a pessoa precisa preencher três ou mais critérios dentre os listados abaixo, num período de 12 meses.
Veja os critérios:
1. Compulsão ou perda do controle: A pessoa não consegue deixar de consumir a substância.
2. Tolerância: O corpo vai se acostumando ao efeito da droga ou da substância química e precisa de uma quantidade cada vez maior para obter os efeitos que inicialmente obtinha com pequenas doses.
3. Síndrome de abstinência: Quando a pessoa não consome a substância, tem manifestações físicas e psíquicas como tremor, palpitações cardíacas e delírios.
4. Reação para evitar sintomas de abstinência: Mesmo que de forma inconsciente, a pessoa procura evitar os sintomas de desconforto e, nos primeiros sinais, busca o uso da substância.
5. Predomínio ou preponderância do repertório: A pessoa consome a substância independentemente dos problemas que ela possa lhe trazer. O indivíduo começa a dar prioridade à manutenção da ingestão ou do consumo da droga e abandona atividades que antes considerava importantes.
6. Afunilamento ou diminuição do repertório: Começa a consumir a substância cada vez mais frequentemente e em situações diferentes. Exemplo com álcool: se antes saia para beber uma vez por semana, para comemorar o fim do trabalho, à medida que a dependência aumenta, a pessoa cria cada vez mais situações ou pretextos para usar o álcool. O consumo serve para evitar os sintomas de abstinência.
7. Reinstalação da síndrome de dependência: Há uma “memória biológica” relacionada à substância usada e, mesmo após períodos de interrupção de consumo, uma recaída pode colocar o indivíduo novamente no seu padrão antigo de dependência.
Se você identificou sinais de dependência ou conhece alguém que parece ter problemas, procure a ajuda de um profissional da área de saúde.


Equipe de Enfermagem EEFMT Professora Dagmar Ribas Trindade
Patrícia Martins de Mendonça (COREN: 021774)

Nenhum comentário: