quinta-feira, 21 de junho de 2012

Dia 21/06 - Dia Nacional do Controle de Asma


CONVIVENDO COM A ASMA – Praticando Natação

A “ASMA” é mundialmente conhecida na área da saúde como uma doença inflamatória crônica das vias aéreas, a qual acaba tornando os brônquios mais sensíveis, e é devido a essa sensibilidade que surgem os diversos fatores responsáveis pelas crises asmáticas.
Normalmente, a asma tem um caráter hereditário e apesar da gama de medicamentos laboratoriais e caseiros para essa doença, ela ainda não tem 100% de cura; porém existem muitos tratamentos que, se seguidos corretamente, podem perfeitamente controlá-la, podendo o paciente ter vida normal e praticar até esportes competitivos, sendo o melhor deles a natação.
Um exemplo foi Johnny Weissmuller, o melhor intérprete do personagem Tarzan que já existiu no cinema. Weissmuller sofria de asma e, por isso, fora lhe aconselhado à prática da natação, como terapia para sua doença. Percebendo os efeitos positivos e benéficos que a prática desse esporte trazia para a sua saúde, ele acabou nadando e treinando profissionalmente; chegando, inclusive, a ser campeão olímpico, medalhista de ouro 05 vezes e estabeleceu mais de 60 recordes mundiais na natação, sendo considerado um dos melhores nadadores de todos os tempos. Após a grande carreira como atleta, ele foi convidado para ser artista de cinema, onde interpretou diversos filmes do personagem Tarzan.
Estudos provam que a natação contribui, significativamente, na melhora da capacidade respiratória, pois permite a elasticidade dos pulmões, facilitando uma melhor absorção de uma maior quantidade de oxigênio, aumentando a sua resistência, e consequentemente, prevenindo e ajudando as pessoas que sofrem de problemas respiratórios como: asma e bronquite. A natação e os exercícios respiratórios, portanto, são indicados como uma excelente alternativa no sentido de promover saúde, beneficiar as pessoas que sofrem de asma e, assim, minimizar-lhes os problemas advindos da doença.

Referências: Conteúdo programático do curso de Especialização em Natação e Atividades Aquáticas FMU

Equipe de Guarda-Vidas da EEFMT Profª Maria Theodora Pedreira de Freitas
David Oliveira Silva
CREF: 082796-G

Nenhum comentário: