quinta-feira, 24 de maio de 2012

Nossas matérias


DIA MUNDIAL SEM TABACO

Uma grande parcela do investimento em marketing feito pela indústria do tabaco é direcionada a atrair crianças e adolescentes. Além de embalagens coloridas e com designs elaborados, a indústria introduziu uma ampla variedade de aromas e sabores atraentes, capazes de mascarar o gosto amargo de todos os produtos derivados do tabaco. Ao torná-los mais atraentes e agradáveis ao paladar ou com maior potencial de causarem dependência, esses aditivos aumentam consequentemente, a possibilidade de causar danos à saúde. Vários estudos indicam que os adolescentes são especialmente vulneráveis a esses efeitos e têm maior probabilidade que os adultos de ficar dependentes do tabaco. Muitos dos aditivos, inclusive o açúcar, ao serem queimados durante o ato de fumar, se transformam em substâncias altamente tóxicas e cancerígenas.
O cigarro deve matar em 2012 quase 6 milhões de pessoas em todo o mundo – dessas, 600 mil são fumantes passivos. O número representa uma morte a cada seis segundos. Até 2030, a estimativa da Organização Mundial de Saúde (OMS) é que 8 milhões de pessoas podem morrer em conseqüência do fumo.
O único objetivo da indústria ao acrescentar sabores e aromas ao tabaco é atrair você.
O fumo pode causar várias alterações, tais como:
  1. REDUÇÃO DE OLFATO E PALADAR – O fumo traz sérias alterações na boca e no nariz: impede que o fumante sinta o real sabor dos alimentos, é prejudicial para a mucosa olfativa, já que seu efeito térmico pode levar a lesões que alteram o olfato.
  2. DOENÇAS GASTROINTESTINAIS – A nicotina no sistema digestivo provoca a diminuição da contração do estômago e provoca irritação. O uso contínuo do cigarro enfraquece o músculo que impede o refluxo, o que aumenta o contato de ácido gástrico com a mucosa esofágica. O tabaco ainda facilita a infecção por bactérias causadoras da úlcera gástrica.
  3. RUGAS E PELE ENVELHECIDA – Além dos dentes amarelados e do mau hálito, a pele tende a envelhecer mais rápido nos fumantes e a ficar manchada.
  4. CÂNCER DE BOCA – O cigarro é produzido por cerca de 4.700 substâncias tóxicas, sendo 60 cancerígenas. Esse emaranhado de elementos nocivos presentes no tabagismo ainda é responsável por diversos outros tipos de câncer, principalmente nas vias aéreas, como laringe, esôfago e pulmão.
  5. PROBLEMAS DE VISÃO – Os fumantes apresentam um risco duas vezes maior de catarata e de duas a três vezes maior de desenvolver a degeneração macular relacionada à idade.
  6. ALTERAÇÃO DAS FUNÇÕES DOS GENES – A exposição à fumaça de cigarro altera a formação das células por conta do comprometimento da função de alguns genes. Essas alterações têm grande influência negativa no sistema imunológico e um forte envolvimento no processo de morte das células e desenvolvimento de câncer.
  7. DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA – Complicação definida pela presença de obstrução progressiva do fluxo aéreo. O impacto da DPOC sobre o indivíduo não se dá somente na limitação física para a execução das atividades da vida diária, mas também nas relações afetivas, conjugais, sexuais, no lazer e no exercício profissional.
  8. DOENÇAS NEUROLÓGICAS – Esclerose Múltipla e Câncer.
  9. INFERTILIDADE EM MULHERES E HOMENS – Mulheres: pode causar antecipação da menopausa, aumento de irregularidades menstruais, alterações hormonais, menos qualidade dos óvulos e embriões e dificuldade de implantação do óvulo. Homens: afeta a formação e diminui a mobilidade dos espermatozóides, piora o potencial de fertilização e aumenta o estresse oxidativo (radicais livres).
  10. PROBLEMAS NO CORAÇÃO – Pressão arterial alta, podendo causar um Acidente Vascular Cerebral (AVC).
  11. COMPLICAÇÕES NA MATERNIDADE – Abortos espontâneos, nascimentos prematuros, bebês de baixo peso, mortes fetais e de recém-nascidos, complicações com a placenta e episódios de hemorragia. Bebês que convivem diretamente com fumantes têm maiores chances de morrer sem nenhuma causa aparente, a chamada Síndrome da Morte Súbita Infantil.
Faça a escolha certa, viva com SAÚDE!


 Equipe de Odontologia ITB Professor Hércules Alves de Oliveira
Dra. Fabiana Ferreira Nardi (CRO: 76774)
Dra. Paola Batista Artioli (CRO-SP: 76588)
ASB: Daysi Janette Marin (CRO: 16204)

Nenhum comentário: