terça-feira, 8 de maio de 2012

Nossas matérias


Hábito de fumar acomete parcela significativa dos idosos em São Paulo

Estudo da UNESP, USP e Unicamp revelou que a prevalência do hábito de fumar atinge 12% dos paulistas na terceira idade.
Em São Paulo, a prevalência do hábito de fumar atinge 12% dos indivíduos da terceira idade. Percentual compõe os dados de uma pesquisa desenvolvida entre a Universidade Estadual de Campinas, Universidade de São Paulo, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, em parceria com a Secretaria da Saúde do Estado. O estudo envolveu 1.954 idosos com 60 anos ou mais.
Pesquisadores estimam que o índice possa aumentar com o envelhecimento da população. Levantamento indicou maior prevalência de fumantes (17,5%) e ex-fumantes (47,6%) idosos no sexo masculino, o que, de acordo com o estudo, se deve a fatores históricos e socioculturais. "O tabagismo difundiu-se primeiramente entre os homens na segunda década do século 20 e tornou-se mais comum tanto para homens como para mulheres após a Segunda Guerra Mundial, resultando em prevalências diferentes nos diversos cortes de nascimento", explicam.
Entre os tabagistas, 42,7% começaram a fumar antes dos 16 anos e 30,6% entre 16 e 20 anos. Ainda no grupo de fumantes, 42,5% relataram consumir 20 ou mais cigarros diariamente e 36,8% fumam cinco a 19 vezes por dia. No que diz respeito às variáveis socioeconômicas e demográficas, a prevalência de tabagistas foi maior em homens entre 60 e 69 anos, não brancos, com renda menor ou igual a um salário-mínimo e em atividade ocupacional.
"A associação negativa do fumo com a renda tem sido atribuída a circunstâncias como o início mais precoce do tabagismo e a maior dependência e dificuldade de deixar o comportamento pela baixa motivação e pela falta de acesso a métodos adequados para a cessação desse hábito", observam os pesquisadores.


Equipe de Enfermagem EEFMT Profª Maria Theodora
Daniel Garacis de Oliveira – Técnico de Enfermagem (COREN: 2267155)
Nilce Soares de Oliveira – Técnica de Enfermagem (COREN: 488893)

Nenhum comentário: