sexta-feira, 27 de abril de 2012

Nossas matérias


Ruído

A palavra ruído pode ser definida como um som indesejável, barulho, som ou poluição sonora, que constitui a causa de um incômodo, ou obstáculo à concentração mental e à comunicação. A capacidade auditiva dos seres humanos, capta sons desde 20Hz até 20KHz, porém entre os valores de 500Hz e 6000Hz, a sensibilidade auditiva é mais evidente.
O ruído é resultado da alteração da pressão acústica, pelo qual é possível a sua medição através de sonômetros que calculam o nível médio para um determinado intervalo de tempo. A presença de ruído em níveis excessivos no ambiente de trabalho pode lesionar o sistema auditivo dos trabalhadores e até causar a perda da audição.
Inicialmente, o ruído prejudica a audição nas frequências mais altas, em torno de 4000Hz e progressivamente em frequências mais baixas. A perda da audição é irrecuperável, porém varia de indivíduo para indivíduo, e começa a ser significativo quando o trabalhador é exposto diariamente a um nível maior que 80dB.
Além da perda da audição, outros problemas de saúde também são observados, como problemas cardiovasculares e digestivos. Já níveis elevados de ruído podem causar transtornos do sono, irritabilidade, cansaço, diminuição do nível de atenção e aumento do tempo de reação do indivíduo frente a estímulos diversos, favorecendo o aumento do número de acidentes.
Portanto, é necessária a prevenção, o nível diário de exposição ao ruído deve ser mantido abaixo de 80dB, que é obtido através do uso de barreiras acústicas, aumento da absorção de paredes e tetos ou diminuindo o tempo de exposição a fonte de ruído. Mesmo com todas estas medidas, ainda pode ser necessário o uso de protetores auriculares.

Referências:

Equipe de Odontologia ITB Professor Antonio Arantes Filho
Cinthya Lobo Pradella (CRO: 95863)
Denise Michelazzo Órfão (CRO: 50322)
Elaine Ribeiro (CRO: 15758)

Nenhum comentário: