quinta-feira, 12 de abril de 2012

Nossas matérias


A música tem prejudicado sua audição?

No mundo atual há diversos avanços tecnológicos, temos variadas opções, por exemplo, quando procuramos por aparelhos tocadores de música (MP3, MP4, Ipod, etc.). A possibilidade de armazenar e selecionar músicas para se ouvir com boa qualidade sonora, esconde o perigo que está no uso destes equipamentos, visto que em sua maioria não são citados os riscos auditivos que equipamentos aparentemente tão inofensivos podem apresentar.
Os adolescentes e jovens acreditam que os melhores aparelhos são aqueles que alcançam um maior volume sonoro. Aparentemente, estes não estão preocupados com os prejuízos à audição que um som elevado pode causar. Podemos observar esse comportamento no transporte público ou comumente no ambiente escolar.  
Por vezes o professor pode notar um aluno distraído, fazendo uso de fones de ouvido dentro da sala de aula. Outras vezes os alunos realizam suas tarefas e trabalhos escolares também utilizando fones de ouvido. Ambas as situações podem interferir no processo de aprendizagem.
E porque os tocadores de música podem se tornar vilões? Por que estes chegam a atingir 120 decibéis, sendo que, uma exposição ao nível de 85 decibéis por um tempo máximo de oito horas, já é considerada limítrofe.
É necessário que haja conscientização de todos, pois o volume intenso e por um período prolongado pode contribuir para a presença de zumbidos, lesionar o ouvido e causar perda auditiva irreversível.
Portanto, cuide de seus ouvidos: abaixe o volume!
        
           Equipe de Fonoaudiologia ITB Professora Maria Sylvia Chaluppe Mello
Anastácia Aparecida Cruz (CRFa: 16921)

Nenhum comentário: