terça-feira, 10 de abril de 2012

Nossas matérias


Cuidado com os fones de Ouvido!

Escutar música com fone de ouvido se tornou um hábito comum, principalmente entre os jovens. O problema é que o fone coloca o som diretamente no conduto auditivo, próximo ao tímpano e outras estruturas do ouvido permitindo o contato máximo com a pressão sonora. Outro perigo é o volume. O usuário controla a intensidade do som e muitas vezes excede o recomendado, colaborando para a perda de audição precoce. O ideal é não ultrapassar 60% do volume total do fone e usá-lo por no máximo 60 minutos seguidos.
Na Europa, um estudo sobre os níveis dos ruídos alertou as autoridades para o fato de que 10 milhões de jovens poderiam ficar surdos por causa do uso dos tocadores de MP3. A pesquisa mostrou que de 5% a 19% das pessoas que usam o fone sofrerão danos permanentes se ouvirem música em volume alto, por mais de uma hora por dia, por cinco anos. Realmente os dados da pesquisa são preocupantes, não há dados oficiais no Brasil, mas nada indica que aqui seja diferente!
Alguns detalhes mostram se você passou do ponto:
  • Se a pessoa ao lado também ouve a música do seu fone;
  • Se você não consegue escutar barulhos do ambiente e está perguntando muitos “ahns?”;
  • Se você está percebendo um zumbido no ouvido;
Caso um desses itens a cima estejam ocorrendo com frequência, é hora de procurar um especialista. Muitos casos de perda auditiva por exposição constante a volumes altos são irreversíveis, mas é possível remediar o problema com próteses auditivas. Mas para que você não chegue a se preocupar com próteses auditivas, previna-se, cuide de sua audição, pois ela é essencial à vida!

Fontes:
 
Equipe de Fonoaudiologia ITB Brasílio Flores de Azevedo
Fga. Camila Peres Passos (CRFa: 16867)

Nenhum comentário: