segunda-feira, 9 de abril de 2012

Nossas matérias


Poluição Sonora
 
Além da contaminação do meio ambiente por resíduos tóxicos, temos convivido com a poluição sonora, causadora de doenças da modernidade, como o estresse.
O barulho intenso das grandes cidades não permite que as pessoas descansem o necessário, causando-lhes irritabilidade e cansaço mental. Isso, ao longo dos tempos, pode causar doenças, pois o corpo fica fragilizado, diminuindo a resistência física das pessoas. Em determinados dias ficamos irritados, com dor de cabeça e não sabemos o motivo. Esse mal-estar pode ser causado pela poluição sonora - barulhos e excessos de ruídos a que estamos expostos.
Em casa, os barulhos também estão presentes, e os eletrodomésticos não ficam para trás. Liquidificador, batedeira, aspirador de pó, barbeador, secador de cabelo, televisão, telefone, interfone, campainha, aparelho de som e outros, também são grandes produtores de ruídos. No trabalho, os maquinários e equipamentos, conversas em atendimentos, telefones, etc. também podem prejudicar a saúde.
Existem aparelhos que medem a altura e a intensidade dos sons, através das vibrações acústicas, que são medidas em uma unidade denominada decibéis (dB). Dependendo da intensidade, são altamente agressivos aos ouvidos, pois só suportamos sons até 55dB. Sons acima de 75 dB podem provocar problemas à nossa saúde.
Os operadores de voo que trabalham nos aeroportos, aqueles que fazem a sinalização de onde o avião será estacionado, são obrigados a usar fones de ouvido, pois a intensidade do barulho das turbinas pode causar a surdez em pouco tempo de trabalho. Pedreiros que lidam com britadeiras e outros maquinários barulhentos, também devem ter cuidado, pois os sons provocados podem também levar à perda da audição.
Assim como essas profissões, existem outras que estão constantemente em contato com os ruídos: músicos, soldados que lançam tiros de canhão ou bombas, carros de som nas ruas, etc. Os recursos tecnológicos modernos, aparelhos como iPhones, iPods, etc., não devem ser usados no volume máximo, pois também podem causar perda auditiva.


 Equipe de Enfermagem EEFMT Profª Maria Theodora
Daniel Garacis de Oliveira – Técnico de Enfermagem (COREN: 2267155)
Nilce Soares de Oliveira – Técnica de Enfermagem (COREN: 488893)

Nenhum comentário: