sábado, 7 de abril de 2012

Nossas matérias


Você sabia?

Que no dia 7 de Abril comemora-se o DIA MUNDIAL DA SAÚDE!
A Organização Mundial da Saúde (OMS) foi criada como uma agência específica das Organizações das Nações Unidas (ONU) em 1948. Sua existência oficial foi declarada em 7 de abril daquele ano, depois de mais da metade dos membros da ONU ter assinado sua constituição. Hoje, essa data é comemorada como o Dia Mundial da Saúde.
É de responsabilidade dos Estados e de seus governantes oferecer atendimento médico gratuito a toda população.
Ter saúde não é somente não ficar doente, mas segundo a OMS – Organização Mundial de Saúde - é também manter um estado de bem-estar mais amplo, que envolve o aspecto físico, mental e social da pessoa.
Manter o corpo e a mente em perfeito estado de funcionamento, em harmonia, é uma forma de se ter saúde, pois trazem disposição e vitalidade.
Um dos aspectos mais importantes para se manter a saúde pública é através do saneamento básico, onde temos o tratamento das estações de água e esgoto, sendo feitos com produtos químicos apropriados, além de fazer com que água e esgoto passem por tubos de encanamento, sem perigo de contaminação.
Quando as cidades, ou parte delas, não fazem esse tipo de tratamento, sua população fica mais propensa a se contaminar com bactérias que podem causar doenças, como diarreias, vômitos, viroses, verminoses, dentre outras.
Mas saúde pública é muito mais que isso. Ela envolve também o saneamento ambiental, tornando-se motivo do desenvolvimento social e econômico de um país.
Com tudo isso, gera-se a diminuição do movimento nos hospitais e postos de saúde, reduzindo de forma considerável os gastos do país.


Equipe de Enfermagem do ITB Professor Antonio Arantes Filho
Herlon Cintra Rosa (COREN: 0344612)

Nenhum comentário: