terça-feira, 3 de abril de 2012

Nossas matérias


Dia 27 de abril - Dia internacional de conscientização sobre o ruído

O ruído é a terceira maior causa de poluição ambiental e que afeta a saúde da população do mundo inteiro. A poluição sonora é realmente um problema de saúde pública, pois cada vez mais o ruído está incorporado em nossas vidas, como se fosse algo natural e inofensivo.
Com o ruído proveniente dos automóveis, buzinas, sirenes, eletrodomésticos, eletroeletrônicos, bares, shows e dos ambientes de trabalho, um número incalculável de pessoas passou a sofrer além de problemas auditivos, de dor de cabeça, hipertensão, alterações hormonais e insônia.
A Organização Mundial de Saúde – OMS refere que cerca de 120 milhões de pessoas no mundo desenvolvem perda auditiva por causa do ruído, cujo aumento da incidência se dá, inclusive, entre adolescentes.
Alguns efeitos negativos causados pela exposição ao ruído: Perda auditiva, insônia, estresse, depressão, agressividade, perda de atenção e concentração, perda de memória, dores de cabeça, aumento da pressão arterial, cansaço, gastrite e úlcera, queda no rendimento escolar e no trabalho.
Os efeitos da exposição ao ruído estão relacionados diretamente ao nível de intensidade do ruído, ao tempo de exposição da pessoa ao ruído e às peculiaridades de seu organismo. Suas conseqüências não são imediatas, porém, vão se acumulando e aparecendo com o tempo, por isso as pessoas não se dão conta da gravidade do problema.
A melhor forma de evitar os efeitos nocivos causados pelo ruído é a prevenção, portanto você deve:
  • Evitar frequentar ou permanecer em locais com muito barulho;
  • Evitar escutar música ou usar walkman ou mp3 player num volume alto;
  • Usar protetor auricular em locais de trabalho com muito ruído;
  • Fechar as janelas do veículo em locais de trânsito barulhento;
  • Evitar ficar próximo das caixas acústicas nos shows de rock.
Algumas dicas para saber se você está ou esteve, em um ambiente com intensidade sonora potencialmente lesiva à sua audição:
  1. Há necessidade de gritar em um determinado ambiente para se fazer ouvir?
  2. Ocorrem zumbidos após exposição a um som intenso?
  3. Apresenta a sensação de ouvidos cheios ou de diminuição da audição após a exposição sonora?
O ruído ao qual a população e os trabalhadores estão expostos e os prejuízos causados à saúde desta população, desperta a importância de se instituir políticas públicas voltadas para a diminuição da exposição das pessoas aos elevados níveis de ruído ambiental.
Saia deste barulho enquanto é tempo! 


Equipe de Enfermagem ITB Brasílio Flores de Azevedo
Amanda Ruas Almeida
Técnica de Enfermagem
COREN/SP 009.865

Nenhum comentário: