terça-feira, 6 de março de 2012

Nossas matérias

HPV - O que é?
 
HPV é a abreviatura de "Human Papilomavirus",  o que significa Papilomavirus Humano também conhecido como vírus HPV, HPV VÍRUS, Condiloma Acuminado, Verruga Genital, Genital Warts, Crista de Galo, Cavalo, Cavalo de Crista, Couve-Flor, Jacaré e Jacaré de Crista. Os HPVs possuem predileção por tecidos de revestimento (pele e mucosas) e provocam na região infectada alterações localizadas que resultam no aparecimento de lesões decorrentes do crescimento celular (células) irregular. Estas lesões são denominadas verrugas ou popularmente conhecidas como "crista de galo". 


Conhecida desde a antiguidade, as infecções genitais pelo HPV chamaram atenção a partir da década de 80, quando se identificou a correlação destas lesões como câncer de colo uterino. Mais de 150 tipos até o momento foram identificados, dos quais apenas 35 tipos podem infectar a região anogenital feminina e masculina.
O HPV é um vírus universal, que não tem preferências, quer seja quanto ao sexo, idade, raça, localização.
Pode se instalar em qualquer região do corpo, bastando haver uma porta de entrada através de micro-abrasões (micro-traumas) da pele ou mucosa. Já se detectou o vírus não só na região genital, mas também extragenital como olho, boca, faringe, vias respiratórias, ânus, reto e uretra. E ainda, sua presença foi encontrada no líquido amniótico (líquido que envolve o feto na vida intra-uterina).

HPV na Gravidez

Embora o número de casos em gestantes seja semelhante ao número nas mulheres em geral, as lesões da doença são mais freqüentes neste grupo de mulheres, contudo grande parte destas lesões desaparece no puerpério (pós-parto).
Isto acontece porque durante a gravidez há uma importante alteração das defesas do organismo, permitindo ao vírus a passagem da fase de latência para a de atividade de maneira mais rápida que a habitual.
Não há evidências de que a infecção pelo HPV cause aborto espontâneo ou outras alterações. 
Como o HPV já pode ser encontrado no líquido amniótico da mulher infectada pelo HPV, não existe indicação de cesárea nestes casos.
A cesariana está indicada quando as lesões causadas pelo HPV são tão exuberantes que impedem a realização de parto normal. 
Com freqüência a mulher grávida que já apresentou contato com HPV anteriormente apresenta um aumento importante no numero  e tamanho das verrugas genitais, sendo que após o parto essas verrugas geralmente regridem espontaneamente. 

HPV no Recém Nascido

Uma grande preocupação é a transmissão do HPV da mãe grávida para o bebê. Os estudos evidenciam que antes do parto a criança já pode ser contaminada, pois o HPV pode estar no líquido amniótico (o líquido que envolve o bebê durante a gravidez).
Sendo assim o recém-nascido já pode ter entrado em contato com o HPV mesmo antes do nascimento.
Por isso que o tipo de parto, normal ou cesárea não interfere na contaminação do recém-nascido, pois a contaminação já pode ter ocorrido antes do parto.
Estudos que pesquisam a presença do HPV na cavidade oral de recém-nascido, filhos de mulheres com HPV genital constatam a presença do DNA do HPV já no primeiro dia de vida. Felizmente a maioria destas crianças elimina o HPV espontaneamente já no primeiro mês. Isso depende da imunidade de cada indivíduo.
Uma situação preocupante é quando a criança permanece com o HPV na cavidade oral e aos 4 anos de idade podem desenvolver a infecção pelo HPV na orofaringe e laringe se manifestando com o quadro de laringite recorrente. Nesses casos o tipo de HPV envolvido geralmente é o menos grave, ou seja, os tipos que não estão relacionados com câncer.

HPV e Prevenção
 
A prevenção para o HPV consiste em:
  1. Evitar múltiplos parceiros.
  2. Uso de preservativo, sabendo que não garante proteção total, pois apenas protege a área que o preservativo cobre.
  3. Vacinação contra HPV tem uma eficácia de 95%, está indicada para meninos e meninas de 9 a 26 anos de idade, são usadas 3 doses para proteção de verrugas genitais e câncer do colo uterino.

Equipe de Enfermagem do ITB Professora Maria Sylvia Chaluppe Mello
Daniel Garacis de Oliveira
Coren: 2267155 TE

Nenhum comentário: