terça-feira, 27 de março de 2012

Nossas matérias

Bem Estar: Natação na Gravidez


Durante o período da gravidez é importante manter o fortalecimento dos músculos da região abdominal. Essa musculatura auxilia no momento da expulsão do feto durante o parto normal. Exercícios específicos para essa região, além de ajudar a manter a boa forma corporal, também ajudam no bem estar da mulher durante a gestação. O cuidado com o abdômen merece atenção especial, então, toda atividade deve ser sempre acompanhada por um especialista da área da saúde.

Estudos mostram que durante os três primeiros meses de gravidez, não é aconselhável fazer atividades físicas que sejam intensas, pelo fato que o feto ainda esta em fase de formação e qualquer tipo de contração intramuscular nos primeiros três meses de gravidez, pode afetar o ovário e o útero, podendo gerar um aborto espontâneo.

Atividades aquáticas como a Natação e a Hidroginástica, são as atividades mais recomendadas para as gestantes. Isso acontece pela maneira que essas atividades são realizadas no meio líquido, onde o corpo acaba recebendo inúmeros benefícios por meio das propriedades existentes na água, o que pode amenizar incômodos comuns durante a gravidez.

 Esse tipo de atividade só é indicado para gestantes que estão tendo uma gestação dentro da normalidade, onde poderão ser realizadas moderadamente até os dias próximos ao parto. É de extrema importância a indicação e a liberação de um Médico Obstetra para inicio e término dessas atividades.

As atividades e exercícios na água deixam as gestantes bastante seguras, uma vez que estará evitando o risco de queda e de impactos acentuados. Com essa segurança o corpo na água acaba sendo trabalhado por inteiro durante os diversos exercícios sem correr o risco de lesões à gestante.

Benefícios: Alívio nas costas e região lombar; Relaxamento corporal; Manutenção do condicionamento físico durante a gestação; Melhora na postura e contribuição para o bem estar da gestante e do bebê.
 
Equipe de Guarda-Vidas da EEFMT Profª Maria Theodora Pedreira de Freitas 
David Oliveira Silva
CREF: 082796-G
    
Referências:
Conteúdo programático em aula: Pós Graduação Natação e atividades Aquáticas. FMU (2012), São Paulo. 
MELEN; C. Natação para Gestantes - Ed. Ícone, 1997, São Paulo.
MELEN; C. Apostilas do curso de Natação para gestante, São Paulo.

Nenhum comentário: