sábado, 11 de fevereiro de 2012

Nossas matérias


O dia 1° de dezembro, é o Dia Mundial de Luta Contra a AIDS, é quando milhares de pessoas unem forças para conscientização sobre essa doença.
A síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS) é uma doença do sistema imunológico, ou seja, a doença destrói as células de defesa do organismo, é causada pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV), que foi descoberto no início da década de 80. Esta condição reduz progressivamente a eficácia do sistema imunológico, deixando o indivíduo suscetível às infecções oportunistas e tumores.
A contaminação pelo vírus ocorre através de relações sexuais sem preservativos, uso de drogas injetáveis (onde se compartilham seringas com sangue contaminado), durante a gravidez, amamentação e exposição a material perfuro-cortante contaminado (agulhas, lâmina de barbear, alicate de unha e etc.).
O diagnóstico da doença é realizado através de exame de sangue específico para o vírus. A partir do momento da infecção, o sistema imunológico já começa a ser atacado pelo vírus. A evolução da doença se dá a partir da infecção aguda, que dura de 3 a 6 semanas, após a contaminação, com sintomas parecidos com gripe, como febre e mal estar. Após, ocorre o período assintomático, que pode durar vários anos e posteriormente o período sintomático inicial, onde ocorre alta redução das células de defesa do organismo e aparecimento de sintomas como diarréia, febre, suores noturnos, emagrecimento, permitindo o aparecimento de doenças como hepatites virais, tuberculose, pneumonia, toxoplasmose e alguns tipos de cânceres.
Apesar de muitos estudos, ainda não foi encontrada a cura para a doença. Porém, vários medicamentos foram desenvolvidos e são eficazes para o seu controle, permitindo qualidade de vida para o portador da doença.
A prevenção da doença é realizada através do uso de preservativos nas relações sexuais, não compartilhar objetos de uso pessoal, objetos perfuro-cortantes de uso coletivo devem ser descartados após o uso ou esterilizados adequadamente.
  
Referências bibliográficas:

Equipe de Odontologia ITB Professor Antonio Arantes Filho
Cinthya Lobo Pradella (CRO: 95863)
Denise Michelazzo Órfão (CRO: 50322)
Elaine Ribeiro (CRO: 15758)

Nenhum comentário: