quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Nossas matérias


Alterações fonoaudiológicas e AIDS

A AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida) é causada pelo vírus HIV e afeta todas as defesas naturais do corpo, levando a uma série de doenças, inclusive no sistema estomatognático, que inclui as funções de mastigação, deglutição, sucção, fonação, articulação e respiração, podendo afetar assim a comunicação dos portadores desta doença.
É comum encontrarmos nesses pacientes manifestações orais, por fungos, bactérias ou vírus, causando irritação da mucosa oral, dor e ardência na língua, candidiase oral, estomatite, ulceras orais, cáries, flacidez muscular, alterações neurológicas, entre outras manifestações, que estão diretamente ligadas a alterações de mastigação, deglutição, articulação de fala e mudanças no padrão vocal, pois as estruturas envolvidas nestes processos estão prejudicadas.
Apresentam também problemas auditivos, devido a infecções e/ou efeitos colaterais do uso dos medicamentos que esses pacientes necessitam.
E ainda alteração no sistema respiratório, já que é comum a presença de infecções no aparelho respiratório, como pneumonias e bronquites.
Todas estas alterações estão diretamente ligadas a alterações de comunicação, prejudicando assim a socialização dos portadores desta doença.
Lembrem-se em primeiro lugar, sempre a prevenção, pois a AIDS não escolhe aparência física, cor, religião, raça, o próximo pode ser qualquer um de nós!
 
Equipe de Fonoaudiologia ITB Professor Antonio Arantes Filho
Paula Santos Bonaldi (CRFa 15816)

Nenhum comentário: