quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Nossas Matérias

O uso de fone de ouvido pode prejudicar sua audição e a sensação de zumbido pode ser o primeiro sinal de perda auditiva

No nosso dia-a-dia, os fones de ouvido estão cada vez mais presentes, seja no ônibus, no trabalho, na academia e até mesmo na escola, durante o intervalo, é difícil encontrar alguém sem um fone. Pensados como alternativa para quem quer escapar do barulho da cidade são recursos cada vez mais comuns entre adultos, adolescentes e até crianças, porém, aumentar o volume do fone de ouvido para ficar acima dos sons do ambiente ou ficar muito tempo utilizando-o pode causar perda na audição.
Os fones de inserção apresentam maior risco porque esses levam o som diretamente à membrana timpânica, ao contrário da fonte sonora externa, que perde energia vibratória até chegar ao ouvido.
A perda da audição é gradativa, no início pode surgir um zumbido permanente no ouvido, passando por irritabilidade até a perda auditiva e muitas vezes, tal perda só é percebida quando seu grau já aumentou bastante.
Algumas medidas podem prevenir a perda auditiva, porém, o ideal seria evitar o uso de fones. Se você não consegue viver sem seu “MP3”, procure seguir as dicas a seguir:
  • Deixar o volume do tocador de mp3 na metade do volume máximo do aparelho;
  • Ficar atento para que o som saído dos fones não seja ouvido pelos amigos ao seu redor;
  • Evitar permanecer muitas horas seguidas utilizando o fone;
  • Buscar ajuda médica a qualquer sinal de alteração da audição.

 Equipe de Fonoaudiologia do ITB Professor Munir José
Julyana Mendes Valário Assad (CRFa: 9062/T3R)

Nenhum comentário: