quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Nossas Matérias


A IMPORTÂNCIA DA NATAÇÃO E DE OUTRAS ATIVIDADES FÍSICAS PARA O DIABÉTICO

A prática de atividades físicas é de extrema importância para pacientes que sofrem com o diabetes, pois pode ajudar no controle e perda de peso, além de manter controlados os níveis de glicose no sangue; melhorando progressivamente a ação e a produção de insulina pelo corpo.
Os exercícios recomendados são trabalhos aeróbicos, como natação, caminhada, ciclismo (pedalar), musculação ou uma corrida matinal moderada. Sendo que em qualquer uma dessas atividades o paciente não deve tentar ir além de seus limites.
Entre as diversas atividades e exercícios físicos, tem-se como destaque a natação, pois em sua prática existe uma melhor contribuição em vários parâmetros que beneficiam os diabéticos, isso porque a natação reduz o risco de tonturas e de outros problemas que possam debilitar a integridade física do paciente praticante. Por ser uma atividade que não tem como base o atrito direto com a pele, ela acaba diminuindo o índice de escoriações e contusões que possam causar eventuais problemas à saúde.
A iniciação da prática da natação e de outras atividades físicas diminui o uso excessivo de remédios aos diabéticos pelo fato de manter uma vida ativa e não, mais, sedentária. É aconselhável que esses exercícios físicos sejam sempre acompanhados por um educador físico e que antes de começar a treinar, uma avaliação médica completa seja realizada. 
        
Equipe de Guarda-Vidas da EEFMT Professora Maria Theodora Pedreira de Freitas
David Oliveira Silva (CREF: 082796-G/SP)

Nenhum comentário: