terça-feira, 29 de novembro de 2011

Nossas Matérias

DIA MUNDIAL DO DIABETES

O Dia Mundial do Diabetes foi criado em 1991 pela International Diabetes Federation em parceria com a Organização Mundial de Saúde. É celebrado em 14 de Novembro, data do nascimento do cientista responsável pela descoberta da insulina.

O que é Diabetes
O Diabetes é um distúrbio causado pela falta de uma substância denominada insulina. Ele também pode ser causado pela incapacidade da insulina de exercer seus efeitos, fazendo com que o organismo não consiga obter a energia dos alimentos de forma adequada e aumentando os níveis de glicose no sangue. O controle da glicose é realizado através de um exame denominado glicemia de jejum onde é medida a quantidade de açúcar no sangue.

Tipos de Diabetes
O diabetes tipo 1, é quando a pessoa tem pouca ou nenhuma insulina. Ele ocorre quando as células do pâncreas, que produzem a insulina, são destruídas. Essa destruição pode ocorrer por fatores genéticos, ambientais, ou fatores da própria pessoa.
O diabetes tipo 2 é a forma mais comum de diabetes. Ele é resultado de uma predisposição genética que pode se manifestar ou não de acordo com fatores ambientais. Ao contrário dos pacientes tipo 1, esses não são dependentes de insulina, mas usam um tipo de medicação oral para controlar o excesso de açúcar no sangue. Aparece após os 40 anos e está associado à obesidade.

Manifestações orais
As manifestações orais relatadas em associação com o diabetes incluem a xerostomia (boca seca), ardência bucal, paladar alterado, candidíase (doença fúngica), taxa de cáries aumentada e doenças gengivais. A maioria dos pacientes diabéticos podem ser tratados no consultório odontológico.

Complicações
O Diabetes causa vários problemas a longo prazo, entre eles, complicações oculares, nos rins, nos nervos, nos vasos sanguíneos e problemas cardiovasculares. Uma preocupação importante é manter sempre baixos os níveis de colesterol, controlar a pressão arterial, a obesidade, o nível de glicose no sangue e o fumo.

Tratamento
O tratamento envolve mudanças no modo de vida e requer intervenções farmacológicas como o uso de insulina ou drogas que abaixam o nível de glicose. Todos os esportes são recomendáveis para pessoas com diabetes, porém, os mais aconselháveis são os esportes aeróbios com intensidade moderada, como a natação, o ciclismo, a caminhada e alguns esportes de equipe.



Equipe de Odontologia ITB Professor Antonio Arantes Filho
Cinthya Lobo Pradella (CRO: 95863)
Denise Michelazzo Órfão (CRO: 50322)
Elaine Ribeiro (CRO: 15758)

Nenhum comentário: