segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Nossas Matérias


Diabetes Mellitus

O diabetes mellitus, é caracterizado pela produção ou utilização inadequada de insulina pelo organismo. A insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas, responsável por conduzir glicose do sangue para dentro das células, fornecendo energia e calor ao nosso corpo.
O diabetes mellitus é uma doença crônica, genética ou hereditária, mas pode se desenvolver com a soma de alguns fatores, entre eles: a obesidade, certos distúrbios endócrinos e o uso de carboidratos simples na dieta. Esta doença pode tornar-se grave e o indivíduo desenvolver problemas renais, oculares, neurológicos e/ou cardiovasculares. Sua manifestação é decorrente da ação inadequada da insulina, podendo ser atenuada ou evitada através de uma alimentação adequada. Basicamente existem dois tipos de diabetes: Tipo 1 e Tipo 2.
Diabetes tipo 1 – Insulino dependente, as células Beta do pâncreas produzem pouco ou não produzem nada de insulina, consequentemente o organismo é incapaz de absorver glicose da corrente sanguínea e o resultado será falta de energia, cansaço fácil, muita sede, fome intensa e perda de peso. Geralmente ocorre em crianças, adolescentes e adultos. Estas pessoas necessitam de controle na alimentação, com no mínimo 5 refeições diárias, juntamente com o tratamento médico.
Diabete tipo 2 – Não insulino dependente, tem início na idade adulta, sempre após os 30 anos, geralmente em pessoas obesas. Considera-se uma doença hereditária, também associada a certas condições como: déficit,  secreção anormal de insulina ou resistência adquirida da mesma que está relacionada à obesidade, manifestando-se em pessoas sedentárias com predisposição e também por história familiar, podendo não apresentar sintomas. A dieta é sempre o melhor caminho para evitar o desenvolvimento do diabetes e principalmente realizar o tratamento para evitar o agravamento da doença.
Mesmo com o uso de medicamento, é fundamental ter uma alimentação livre de açúcar e alimentos ricos em fibras. O diabético que conhece sua doença e cumpre com o tratamento dietético e medicamentoso, pode ter uma vida normal em todos os aspectos.

 Equipe de enfermagem ITB Professor Munir José
Sandra Camacho Silva
(COREN: 016.998)

Nenhum comentário: