sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Nossas Matérias


Relação entre Diabetes e Saúde Bucal

Diabetes (Diabetes Mellitus) é uma doença  caracterizada por um aumento anormal do açúcar ou glicose no sangue. No Brasil, segundo dados da Sociedade Brasileira de Diabetes, 6 milhões de pessoas têm algum tipo de diabetes. No entanto, apenas metade delas sabe que tem a doença. Este é um dado preocupante, tendo em vista que a diabetes se não controlada pode desencadear outras moléstias na saúde geral no indivíduo, inclusive na saúde bucal.
As alterações ocasionadas pela Diabetes não controlada na saúde bucal são:
  • Halitose (mau hálito);
  • Xerostomia (boca seca);
  • Doenças gengivais (doença periodontal).
Halitose (mau hálito)
Um paciente diabético que não controla bem a glicemia pode ter mau hálito com cheiro forte e desagradável devido a liberar um elemento similar a acetona chamados de corpos cetônicos.
Xerostomia (boca seca)
O diabético não controlado tem pouca saliva na boca devido a alterações nas glândulas salivares que são as produtoras de saliva. Pessoas com pouca salivação têm mais chances de ter infecções por fungos e herpes na boca e de ter mais cáries e problemas de gengiva.
Doenças gengivais (doença periodontal)
A doença periodontal é o principal problema para o paciente diabético não controlado. Devido à baixa salivação e a circulação de sangue na gengiva ser diminuída, o tártaro e a gengivite/periodontite avançam rapidamente o que causa a perda do osso. Esta perda de osso faz com que o dente comece ter mobilidade e se caso avance leva a perda do dente.
Outro problema é que as bactérias presentes na placa bacteriana e no tártaro podem entrar na corrente sanguínea e causar infecções em outras partes do corpo, levando o paciente a piorar sua saúde geral e até risco de morte.
Pacientes diabéticos necessitam de cuidados especiais para atendimento odontológico com relação à anestesia, bem como a tratamentos cirúrgicos, devendo nesse caso tomar antibiótico profilático para tais intervenções.
Sendo assim, é de fundamental importância o controle do diabetes através da glicemia além do controle da saúde bucal através de escovação e visitas freqüentes ao dentista.
 
Equipe de Odontologia da EEFMT Profª Dagmar Ribas Trindade
Dr. Fábio Augusto Baságlia (CRO-SP: 47327)
Dra. Paola Batista Artioli (CRO-SP: 76588)
Dra. Patrícia Fernanda Ramalho Spina (CRO-SP: 80193)
ASB: Raquel Aparecida de Oliveira (CRO-SP: 1583)
Vania Maria de Araújo Mendes (CRO-SP: 15640)

Nenhum comentário: