terça-feira, 22 de novembro de 2011

Nossas Matérias

14 de novembro - Dia mundial do Diabetes
 
Em 2007, a Assembleia Geral da ONU aprovou a Resolução nº 61/225, considerando o diabetes um problema de saúde pública e conclamando os países a divulgarem esse dia como forma de alerta e os governos a definirem políticas e suporte adequados para os portadores da doença. 
Por coincidência, também em 2007, entrou em vigor, no Brasil, a Lei nº 11.347/2006 de autoria do ex-senador José Eduardo Dutra, que dispõe sobre a distribuição gratuita de medicamentos, e materiais necessários à sua aplicação, para o tratamento de portadores de diabetes, reforçando, assim, a garantia constitucional do Sistema Único de Saúde (SUS) de atendimento universal e equânime. 
O foco de uma das campanhas foi “Diabetes nas Crianças e Adolescentes”. Por dois anos consecutivos, destacou-se como foco da campanha, as crianças e os adolescentes, com o objetivo de aumentar a conscientização de pais, cuidadores, professores, profissionais de saúde, governos, políticos e sociedade em geral para um fenômeno mundial preocupante: o diabetes é uma das doenças crônicas mais comuns na infância.
O diabetes tipo 1 cresce cerca de 3% ao ano em crianças na fase pré-escolar. Já o diabetes tipo 2, antes tido como uma doença de adulto, vem crescendo em taxas alarmantes em crianças e adolescentes, como conseqüência da epidemia mundial de sedentarismo, da obesidade e de maus hábitos de consumo alimentar. Somam-se a esses fatores, os diagnósticos inadequados e tardios com graves consequências para a criança.
Os objetivos da campanha do Dia Mundial do Diabetes são conscientizar sobre o aumento de casos de diabetes tipo 1 e tipo 2 em jovens e ressaltar a importância do diagnóstico precoce e de educação em diabetes, o que ajudaria a reduzir complicações crônicas e a salvar vidas. 
Incentivar crianças e adolescentes a adquirirem novos hábitos alimentares e a praticarem atividades físicas é uma das importantes tarefas de pais, responsáveis e todos os profissionais envolvidos com a educação. Quando não detectado logo nos primeiros anos de ocorrência, o diabetes pode ser fatal. Pais, familiares, médicos e professores devem conhecer os sintomas para possibilitar o tratamento imediato e evitar complicações da doença.

Fonte: Blog Dia Mundial do Diabetes.

Equipe de Enfermagem do ITB Prof. Antonio Arantes Filho e
ITB Prof. Moacyr Domingos Sávio Veronezi
Amanda Ruas Almeida
Técnica de Enfermagem
COREN/SP 009.865

Nenhum comentário: