quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Nossas Matérias

Gagueira:
Por que eu gaguejo ao falar no telefone?

Você já reparou que muitas pessoas, que gaguejam ou não, apresentam dificuldade em usar o telefone?
Perceba que alguns "não-gagos" falando ao telefone levam vários segundos para responder,  outros fazem "É...", "Hum..." e "Ah..." com muita frequência. Outros, ainda, gesticulam muito, fazem caras e bocas ou falam muito alto e de forma agressiva.
Usar o telefone pode causar certa angústia e cada pessoa deve aprender a lidar com isso de sua própria maneira.
Se você gagueja e tem problemas para usar o telefone, veja as dicas seguir, elas podem auxiliá-lo:

LIGANDO PARA OUTROS
Vamos dividir em três fases: preparação, ligação em si e avaliação da forma como você agiu.

PREPARAÇÃO
Tenha certeza que sabe por que está ligando. Escreva os pontos principais e mantenha a anotação sempre à sua frente ao ligar.
Tente ligar para um amigo ou parente antes da ligação principal. Isto pode ajuda-lo a relaxar.
Se você precisa fazer várias ligações, liste-as em ordem de importância. Comece com a mais fácil e vá seguindo até a mais difícil.
Não adie uma ligação que precisa ser feita. Isto pode tornar tudo mais difícil.

A LIGAÇÃO
Frequentemente a parte mais difícil é pedir para falar com a pessoa certa. Se você liga para uma empresa, por exemplo, pode ser mais fácil pedir para falar com tal ramal ou algum departamento específico do que dizer o nome de alguém. Tenha algumas primeiras palavras alternativas para iniciar a conversa; seja flexível naquilo que quer dizer e lembre-se de falar devagar.
Não se preocupe com silêncios; eles ocorrem em todas as conversas. Concentre-se naquilo que tem a dizer, em vez de se preocupar com bloqueios. Seu propósito é comunicar, seja gaguejando ou não. Preste atenção nos momentos de fluência. Muitos gagos se esquecem dos momentos de fluência e se debruçam na gagueira. Saboreie sua fluência; faça outras ligações quando estiver se sentindo mais fluente; aproveite que já está no ritmo. Fala fluente traz confiança e confiança traz fala fluente.
Observar-se num espelho enquanto telefona pode ser útil, já que você poderá notar onde reside a tensão em seu rosto e outras partes do seu corpo.

AVALIAR A FORMA COMO VOCÊ AGIU
A maioria das pessoas, não apenas aquelas que gaguejam, às vezes fazem ligações quando não estão num momento tão fluente ou não conseguem passar sua informação adiante.
Se você sentiu que uma ligação em particular foi estressante e você gaguejou mais que o normal, tente esquecer, adote uma posição positiva e lembre que em outras conversas você gaguejará menos.
 Em casa, grave suas conversas telefônicas, se puder. Observe atentamente sua fala, especialmente a velocidade e o caminho que o levou a quaisquer bloqueios. Tente aprender com cada gravação e prepare uma estratégia para a próxima ligação. Fazer isto durante um período o ajudará a identificar problemas recorrentes e palavras problemáticas.

RECEBENDO UMA LIGAÇÃO
Esta é a área em que você tem menos controle, porém mesmo aqui você pode encontrar meios de diminuir a pressão que pode vir a sentir. Sempre atenda a ligação no seu próprio tempo. Não corra para o telefone. De novo, tenha palavras-chave prontas: seu número de ramal, nome da empresa ou mesmo apenas seu nome. Use o que for mais fácil para você no momento.
Se você receber uma ligação perto de outras pessoas, concentre-se apenas na ligação. Aceite que outras pessoas podem ouvir e ver seu bloqueio, mas não permita que sua presença o distraia da ligação recebida.
A pessoa que está ligando talvez também gagueje. Seja paciente com outros, que podem estar tão ansiosos quanto você e, quem sabe, praticando alguns dos conselhos acima.

CONSELHOS GERAIS
  • Praticar o fará sentir-se mais confortável sobre usar o telefone; 
  • Enfrente seu medo do telefone. Fale sobre este medo e sobre o que você pode fazer a respeito para melhorar; 
  • Tente estar ciente das situações nas quais você evita o telefone e, aos poucos, as encare. Faça o máximo possível de ligações, para praticar. Escolha usar o telefone, em vez de enviar e-mails; 
  • Em casa, procure ser a pessoa que atende os telefonemas; 
  • Admita abertamente que você gagueja. Isto pode ser muito difícil se você evitou falar a respeito à vida toda. Pratique falar sobre a gagueira, muitos relataram que falar sobre a gagueira reduziu a ansiedade e o medo. 
  • Observe "não-gagos" usando o telefone. Ouça a falta de fluência e suas hesitações; 
  • Dê aos outros o beneficio da dúvida. Se eles sabem que você gagueja então estão preparados para possíveis silêncios. 
  • Finalmente, pratique!


Equipe de Fonoaudiologia do ITB Professor Munir José e
ITB Professor Antonio Arantes Filho
Julyana Mendes Valário Assad (CRFa: 9062/T3R)

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