terça-feira, 25 de outubro de 2011

Nossas Matérias

Higiene bucal – Cuidado com os dentes


Uma coisa muito importante para se manter uma boa saúde e higiene em dia, é ter os devidos cuidados dentários. Uma boa higiene bucal transmite um aspecto bom e saudável a qualquer pessoa. Por isso daremos algumas dicas importantes no tratamento dos dentes.

CURIOSIDADE

Você sabia que o dente pode ser recolocado após ele cair devido a uma pancada?

Muita gente não sabe disso, e chega a se desesperar quando alguma coisa assim acontece, mas o dente pode ser recolocado no lugar, e para isso comece limpando o dente que caiu, fazendo isso com saliva. Após limpá-lo completamente coloque-o no lugar e pressione com alguma coisa macia, aplicando gelo logo após.
Em algum tempo ele estará fixo, mas estará normal ao fim de dois meses mais ou menos. É claro, você pode fazer isso, mas logo após recolocar o dente, procure um dentista para avaliar a situação.
Caso não consiga recolocar o dente, coloque-o em um copo de leite ou em soro fisiológico e leve-o ao dentista para que faça o trabalho. NUNCA embrulhe o dente em nada, isso pode desidratá-lo, dificultando assim o processo.

Pastas para branqueamento dos dentes.
Hoje existem diversos produtos que prometem deixar os seus dentes brancos, como as pastas desse tipo. Mas é preciso ter cuidado com elas, pois essas pastas possuem algumas substâncias que podem ser prejudiciais aos dentes, causando desgastes e corroendo-os. Antes de efetuar uma limpeza desse tipo procure um dentista para auxiliá-lo. As ideais são as que dizem conter flúor de forma a ajudarem no combate as bactérias que se encontram na boca.

Fio dental
O fio dental é uma ferramenta muito importante para combater o mau hálito e também remover o tártaro que se forma entre os dentes. É possível notar a sua eficiência, após um churrasco, por exemplo, que você acaba de escovar os dentes, e quando passa o fio dental vem aquele pedaço enorme de carne que estava ali escondido.

Limpeza da língua e escovação
É muito importante fazer uma limpeza adequada da língua, ela é um dos maiores causadores do mau hálito, quando não bem lavada. Muitas escovas hoje em dia trazem um limpador próprio para a língua, à maioria delas não é bem feita, então procure uma escova de dente ADEQUADA.
Se você não escova os dentes direito, a comida que fica nos seus dentes pode danificar os dentes e as gengivas. É importante escovar os dentes cuidadosamente todos os dias.  
Use uma escova de dente macia, porque essas não danificam as gengivas.  E se não tiver
Seja qual for o tipo de escova que usar, escove os dentes de trás assim como os da frente. Esfregue todos os lados do dente, prestando atenção à parte de cima e aos lados, onde eles se encaixam. Faça um movimento circular para limpar, movendo a escova horizontalmente ao longo das gengivas. Não escove com força. Depois, empurre as cerdas da escova entre os dentes e esfregue.

Pasta de dente, você pode usar sal dissolvido em água limpa, o bicarbonato de sódio também pode ser usado como um substituto para a pasta de dente, misturando-se uma colher de chá de bicarbonato de sódio para três colheres de chá de água e mergulhando-se a escova nesta mistura. Quando seus dentes estiverem limpos, enxágue os restos de comida solta com água limpa.

Reprodução:

Equipe de Psicopedagogia da EEFMT Professora Maria Theodora Pedreira de Freitas
Eliane Bisan Alves
Marly Hiromi Sportore

Nenhum comentário: