quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Nossas Matérias


CUIDE DOS SEUS DENTES

Alimentação e saúde dental - Melhores alimentos
Alguns alimentos podem proteger contra cáries. Leite e queijo parecem ser capazes de elevar o pH na boca e, desta forma, reduzir a exposição dos dentes ao ácido. Eles também são ricos em cálcio e fosfato, podendo também encorajar a remineralização. Ainda, leite e queijo podem elevar a produção de saliva, o que contribui para elevar o pH na boca. Alimentação rica em fibras também ajuda a elevar o fluxo de saliva. Gomas de marcar sem açúcar estimulam a produção de saliva, e ajudam a limpar a superfície do dente. Até a goma de mascar com açúcar poderia ser benéfica, uma vez que o açúcar se dissolve bem rapidamente.
Alimentação e saúde dental - Piores alimentos
Sacarose (açúcar de mesa) é o açúcar mais comumente associado às cáries, embora glicose e maltose pareçam ser igualmente nocivos. A quantidade de açúcar consumido é menos importância do que a freqüência. Quanto mais freqüentemente açúcar é consumido, maior é o tempo no qual os dentes são expostos a níveis baixos de pH, nos quais a desmineralização acontece. Desta forma, é importante é importante encorajar o consumo não freqüente de alimentos contendo açúcar para que os dentes tenham chance de se reparar.
Limitar o consumo de alimentos com açúcar aos horários de refeições é uma forma de reduzir a incidência de cáries.
Açúcar artificialmente refinado não é o único tipo que pode promover o aparecimento de cáries. Há também os açúcares encontrados em frutas frescas e sucos de frutas. Esses alimentos (laranja, limão, maçã, etc.) também contêm ácidos que diminuem o nível de pH.
Outro fator que afeta o risco de cáries é se o alimento gruda nos dentes. Algumas comidas e doces podem grudar nos dentes e, desta forma, reduzir os níveis de pH na boca por um período maior de tempo, especialmente se tiverem açúcar. É importante que os dentes sejam limpos pelo menos duas vezes ao dia, de preferência com escova de dentes e creme dental com flúor, para remover qualquer alimento que esteja grudado. Escovar os dentes regularmente e usar fio dental também ajuda a remover a placa bacteriana na superfície dos dentes.
 
Créditos:
Tradução: © 2005, Hélio Augusto Ferreira Fontes.
Este artigo está licenciado sob a GNU Free Documentation License (www.gnu.org/copyleft/fdl.html). Usa material do artigo da Wikipédia "Tooth" (en.wikipedia.org/wiki/Tooth).

Equipe de Psicopedagogia da EEFMT Professora Dagmar Ribas Trindade
Regina Célia S. Chicazawa – RG. 19.128.636-9     
Ana Maria C. Sartorato – RG. 11.159.933-7      

Nenhum comentário: