quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Nossas Matérias

Doença periodontal

Os problemas periodontais são aqueles que afetam os tecidos de sustentação do dente, ou seja, os tecidos ao redor do dente.
É causado pela placa bacteriana que são bactérias e restos alimentares que permanecem na superfície dos dentes, por isso está relacionado à falta de higienização dental.
Essa placa em contato com a saliva se calcifica formando o tártaro o qual só é removido através de raspagem no dentista.
Começa como uma gengivite onde a gengiva ao redor do dente inflama pela falta de higienização ficando avermelhada, edemaciada e podendo sangrar.
Se nessa fase a pessoa escovar os dentes corretamente removendo a placa bacteriana, essa gengivite regredirá e a gengiva voltará ao normal.
Caso contrário, essa inflamação aumentará, assim como a formação de tártaro, atingindo outros tecidos além da gengiva causando mobilidade no dente podendo culminar na perda deste.
A doença periodontal é mais prevalente após os 30 anos, mas pode ocorrer em qualquer idade.
Alguns fatores como fumo, diabete, estresse, problemas hormonais e uso de alguns medicamentos podem contribuir para o desenvolvimento da doença.
O melhor tratamento é a prevenção através do uso de escova e fio dental e quando sinais da doença periodontal aparecerem procure um cirurgião-dentista.

Equipe de Odontologia do ITB Professor Moacyr Domingos Sávio Veronezi
América Cristiane Leal do Nascimento (CRO: 74265)
Cristiane Costa (CRO: 54125)
Marilda Aparecida Lopes (CRO: 15137)

Nenhum comentário: