terça-feira, 20 de setembro de 2011

Nossas Matérias

Fique atento: Barulho do trânsito pode causar derrame 

 
De acordo com uma pesquisa publicada na European Heart Journal, a exposição ao barulho durante o tráfego, pode aumentar o risco de acidente vascular cerebral (AVC), popularmente conhecido como derrame.
Esta pesquisa investigou a relação entre a exposição ao ruído do trafego e o risco de ACV. Participaram deste estudo 57.053 sujeitos com idades entre 50 e 64 anos, sendo que 51.485 pessoas moravam há pelo menos dez anos no mesmo local e dentre destas, 1.881 sofreram derrame. Também foi considerado o nível de poluição do ar, a exposição à vias movimentadas e a rota de aviões, além de outros fatores como estilo de vida, fumo, dieta, consumo de álcool e cafeína.
Vale ressaltar que pessoas mais velhas tendem a apresentar um padrão de sono mais fragmentado, mais suscetíveis aos distúrbios do sono, devido ao excesso de barulho e o stress sofrido durante o dia. Todos esses fatores podem elevar o risco da ocorrência do AVC.
Ainda não é possível afirmar que o barulho do tráfego seja o principal indicador de risco para o AVC, mas que existe uma relação. O mecanismo pelo qual o barulho poderia aumentar o risco de AVC ainda é desconhecido, necessitando de mais pesquisas sobre o assunto.
Através de estudos anteriores, foi observado que a exposição prolongada aos barulhos do tráfego rodoviário e aéreo na faixa entre 65 e 70 decibéis (o barulho de um automóvel em trânsito) foi associada com o risco de doenças cardiovasculares.
Você sabe o que é AVC?
Acidente Vascular Cerebral é um derrame resultante da falta ou restrição de irrigação sanguínea ao cérebro, podendo provocar lesão e alterações nas funções neurológicas.
As manifestações clínicas incluem alterações das funções motora, sensitiva, mental, perceptiva e de linguagem, embora o quadro neurológico possa variar muito em função do local e extensão exata da lesão (Sullivan, 1993).

Referências Bibliográficas:

Equipe de Fonoaudiologia EEFMT Profª Dagmar Ribas Trindade
Fga. Daniela Ignácio Pacheco CRFa. 15.845
Fga. Natalia Moribe Hataiama CRFa. 17.016

Nenhum comentário: