segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Nossas Matérias

DIA MUNDIAL DO CORAÇÃO

Doenças cardíacas e ataques do coração são as maiores causas de morte no mundo, sendo responsáveis por 45% de todas as mortes em países industrializados e até 25% em outros.
As doenças cardiovasculares mais comuns são: pressão arterial elevada; doença das artérias coronárias; doença cerebrovascular; arterosclerose; cardiopatia isquêmica; doença arterial coronária; doença das artérias coronárias; ataque cardíaco; angina; síndrome coronariana aguda; aneurisma da aorta; arritmias; doença cardíaca congênita; insuficiência cardíaca; doença cardíaca reumática.

DICAS PARA MANTER A SAÚDE DO SEU CORAÇÃO:
  • Exercite-se regularmente. 30 minutos de caminhadas diárias ou algumas voltas de 10-15 minutos algumas vezes ao dia o ajudarão a ter um coração saudável por toda a vida. Algumas atividades divertidas são: natação, ciclismo, dança, até trabalhos domésticos!
  • Coma bem, mas não descuide de sua dieta e tente não comer comidas gordurosas, mantendo o nível de colesterol baixo.
  • Mantenha um peso saudável, pois, se estiver acima do peso, estará forçando seu coração.
  • Se for fumante, tente parar de fumar, pois além de fazer uma grande diferença na prevenção de doenças cardíacas, também diminuirá o risco de sofrer um câncer de pulmão.
  • Relaxe, corte o estresse, sorria para a vida. Além de ficar mais feliz, estará mais saudável.
  • Cheque sua pressão arterial para verificar se é hipertenso. Seu médico pode lhe recomendar um tratamento e reduzir as chances de você ter uma doença cardíaca ou um ataque do coração.
  • Se você é diabético, terá um risco maior de ter uma doença no coração se a diabetes não for adequadamente controlada.
  • Verifique o nível de seu colesterol, pois níveis altos de colesterol contribuem para doenças cardíacas.
  • Cheque sua saúde, vá ao médico uma vez ao ano para um check-up.
  • Mantenha a saúde bucal, visitando seu dentista regularmente. Gengivas saudáveis podem evitar problemas cardiovasculares. Muitas doenças cardiovasculares, que alteram o funcionamento do sistema circulatório, formado pelo coração, vasos sanguíneos e vasos linfáticos, podem ter relação direta com a saúde bucal. Pessoas com doenças periodontais são duas vezes mais vulneráveis para contrair problemas cardíacos do que aquelas com gengivas saudáveis.  Portanto, a prevenção deve ser uma preocupação dos pais desde os primeiros dias de vida da criança; e esta, quando adulta, deve continuar cuidando e tratando dos dentes como um bem precioso para a continuidade de uma vida saudável e tranqüila.
Pessoas com doenças gengivais são mais suscetíveis a arteriosclerose, afunilamento dos vasos sanguíneos, que pode levar ao derrame ou ataque cardíaco. Pessoas que escovam os dentes pelo menos duas vezes ao dia podem diminuir o risco de sofrer problemas cardíacos.
Se você possui alguma alteração no coração, deve manter uma boca bem equilibrada em termos de microorganismos. Ou seja, dieta equilibrada, evitar sangramentos gengivais espontâneos escovando periodicamente os dentes e a língua e evitando doenças na gengiva (gengivite) e dentes (cáries, periodontite), sempre com orientação do dentista. Pequenos ou grandes sangramentos bucais são suficientes para que os microorganismos patogênicos da microbiota oral “peguem carona” por esses minúsculos vasos sanguíneos. Dessa forma, chegam até o coração e formam grupos nas retenções das válvulas ou válvulas cardíacas, provocando a endocardite bacteriana (doença infecciosa no coração) – doença mais comum que a pessoa pode desenvolver por não cuidar da saúde bucal. 
A endocardite bacteriana promove a destruição de partes do músculo cardíaco e vasos muito importantes como artéria e veia aorta, problema que, em alguns casos, pode levar ao risco de morte quando num estágio bem avançado.
Cuidar da saúde bucal significa reduzir 100% o risco de desenvolver doenças no coração, desde que a pessoa faça exames básicos para identificação ou não de problemas no coração pelo cardiologista.
Para desfrutar a vida plenamente, você precisa ter um coração saudável. Uma pequena mudança pode levar longe. Você pode provocar uma grande diferença mudando alguns de seus hábitos.

Fontes:
http://www.monica.com.br/institut/coracao/umcoracao.htm
http://www.portaldecanoinhas.com.br/noticias/5120

Equipe de Odontologia da EEFMT Profª Dagmar Ribas Trindade
Dr. Fábio Augusto Baságlia (CRO-SP: 47327)
Dra. Paola Batista Artioli (CRO-SP: 76588)
Dra. Patrícia Fernanda Ramalho Spina (CRO-SP: 80193)
ASB: Raquel Aparecida de Oliveira (CRO-SP: 1583)
ASB: Elaine Ribeiro (CRO-SP: 15758)

Nenhum comentário: