segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Nossas Matérias

UMA PEQUENA MUDANÇA PODE IR LONGE

Você pode provocar uma grande diferença mudando alguns de seus hábitos.
Exercite-se regularmente - (sim, sabemos que é difícil). Só 30 minutos de caminhadas diárias ou algumas voltas de 10-15 minutos algumas vezes ao dia o ajudarão a ter um coração saudável por toda a vida.
Algumas atividades divertidas são: jogging, esportes de praia, natação, ciclismo, golfe, dança, jardinagem, até trabalhos domésticos!
Coma bem - É uma das melhores coisas da vida. Mas não descuide de sua dieta e tente não comer comidas gordurosas, mantendo o nível de colesterol baixo.
Mantenha um peso saudável - É muito mais confortável. Se você estiver acima do peso, você estará forçando o seu coração.
Tente parar de fumar - Sabemos que é difícil, mas existem vários grupos de apoio que podem ajudar e isso fará uma grande diferença na prevenção de doenças cardíacas e também diminuirá o risco de sofrer com câncer de pulmão.
Encoraje e apoie os seus amigos também.
Relaxe, corte o estresse - Sorria para a vida quando puder e tente relaxar quando possível. Você não só ficará mais feliz, como também mais saudável.
Cheque sua pressão arterial - Visite seu médico para checar sua pressão e verificar se você é hipertenso. Seu médico pode lhe recomendar um tratamento e reduzir as chances de você ter uma doença cardíaca ou um ataque do coração.
Verifique se tem diabete - Se você é diabético, terá um risco maior de ter uma doença no coração se a diabete não for adequadamente controlada. O tratamento da diabete é o básico para a saúde do coração - pergunte ao seu médico.
Verifique o nível de seu colesterol - Níveis altos de colesterol contribuem para doenças cardíacas, mas, normalmente, uma dieta saudável é o bastante para trazer o nível de colesterol de volta ao normal.
Cheque sua saúde - Vá ao seu médico uma vez ao ano para um check-up, mesmo quando estiver se sentindo bem, já que os sintomas podem não ser notáveis. Seu médico irá verificar se você está realmente saudável.
Tenha um coração para a vida - Cuide bem de seu coração para poder viver mais e melhor. Quanto mais cedo começar, melhor. Mas nunca é tarde para começar.
PARA A VIDA:
Certifique-se que pode viver plenamente com um coração saudável.
Doenças cardíacas e ataques do coração são as maiores causas de mortes no mundo, sendo responsáveis por 45% de todas as mortes em países industrializados, e até 25% em outros. Também é muito limitador viver com doenças cardíacas. Mas “O DIA MUNDIAL DO CORAÇÃO” não é só sobre prevenção de doenças, é também sobre viver a vida plenamente, não importando a idade ou situação.
JUNTE-SE A ESSA BATIDA
Descubra o que está acontecendo perto de você no “DIA MUNDIAL DO CORAÇÃO”.
Caminhadas, palestras, sessões de aeróbica, competições de dança, entretenimento, cobertura de rádio e TV, programas educacionais e até matérias sobre saúde serão divulgadas por todo o mundo, então clique www.worldheart.org para descobrir o que estará acontecendo perto de você. 

10 DICAS PARA UM CORAÇÃO SAUDÁVEL

Coisas que você pode fazer:
  • Exercícios - melhor pouco do que nenhum;
  • Uma dieta saudável poderá melhorar sua saúde;
  • Fique de olho no seu peso;
  • Tente parar de fumar - sabemos que é difícil;
  • Tente evitar o estresse;
  • Consultar o seu médico;
  • Checar sua pressão arterial;
  • Verifique a sua diabete;
  • Monitore seu nível de colesterol
  • Faça um check-up;
Mas o mais importante:
Tenha um coração para a vida - tome conta de seu coração e fale com familiares e amigos.

Fontes: Federação Mundial do Coração
http://www.monica.com.br/institut/coracao/umcoracao.htm

Equipe de Odontologia ITB Brasílio Flores de Azevedo
Carolina Alves Midlej (CRO: 86523)
Francine Trigo Rachid de Oliveira (CRO: 60867)
Ricardo Batista Silva (CRO: 59038)
Andréia Ferreira Quintana (CRO: 14085)
Lindalva Rodrigues de Meneses (CRO: 17867)

Nenhum comentário: