terça-feira, 20 de setembro de 2011

Nossas Matérias


Emoções saudáveis = Coração Saudável

Embora o coração seja o órgão responsável por bombear o sangue para todo o corpo, desde a infância aprendemos que ele é o símbolo do amor. A sabedoria popular diz que nele guardamos lembranças, paixões, angústias e ressentimentos. O que pouca gente sabe é que realmente as emoções agem diretamente na saúde do coração: estresse e depressão são capazes de afetar a saúde cardíaca mesmo quando a pessoa não tem predisposição genética ou hábitos inadequados.
Em uma situação de ansiedade ou estresse, o organismo libera substâncias que aceleram os batimentos cardíacos, a pressão arterial, levando até mesmo a um quadro de desmaio. Tudo isso causa uma súbita alteração cardiovascular e serve de alerta para tomar os devidos cuidados com a saúde, pois com o tempo o estresse pode tornar o indivíduo hipertenso.
A personalidade também influencia no sistema cardíaco. Tanto pessoas mais explosivas, quanto àquelas que guardam os problemas para si, sofrem as consequências da ansiedade no organismo. Mesmo com características diferentes, estes dois tipos de personalidade geram uma descarga excessiva de hormônios como a noradrenalina e a adrenalina que promovem o fechamento dos vasos sanguíneos e consequentemente a pressão arterial é aumentada causando taquicardia.
Especialistas afirmam que quando você estiver com uma angústia muito grande, não sinta vergonha de chorar. O choro alivia a tensão acumulada, desde que não esteja ligado a um processo depressivo. Outra atitude válida é procurar alguém de confiança para conversar, seja um amigo, um familiar ou até mesmo um médico. Algumas situações não requerem um tratamento com psicólogo, o simples fato de desabafar contribui para o bem-estar da pessoa. Além disso, a alimentação adequada e a prática regular de exercícios físicos são essenciais para a saúde não só do coração, mas de todo o organismo.

Fonte: UOL
 Equipe de Fonoaudiologia ITB Brasílio Flores de Azevedo
Fga. Camila Peres Passos (CRFa: 16867)

Nenhum comentário: