quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Nossas Matérias

Em nossa vida de estudante, muitas vezes, deixamos as atividades físicas de lado, preocupamos em nos dedicar às provas e aos trabalhos que enfrentamos cotidianamente. Porém, não podemos esquecer-nos de se exercitar. A caminhada é uma ótima recomendação na qual, pode nos ajudar a manter a forma e evitar que fiquemos sedentários. É uma boa opção, ainda, para aqueles que não são tão chegados às práticas esportivas.
É bom lembrar que as atividades físicas devem fazer parte de um programa global de saúde para que possamos reduzir ou eliminar alguns fatores de risco de doenças cardiovasculares. Um dos meios de nos mantermos fisicamente ativos, colaborando para este programa global, é a caminhada.
Essa modalidade é considerada, indiscutivelmente, a melhor forma para realização de exercícios aeróbicos para os adultos aparentemente saudáveis, especialmente para os idosos e para os pacientes portadores de doenças cardíacas e doenças metabólicas, como diabetes, obesidade, e excesso de triglicérides no sangue. Vale lembrar que o ato de andar faz parte de nossa vida e a caminhada-exercício é simplesmente o ato de andar num ritmo mais acelerado.
A intensidade e o tempo de caminhada podem ser definidos de acordo com os parâmetros do Colégio Americano de Medicina do Esporte (American College of Sports Medicine – ACSM). Estes parâmetros podem ser obtidos através de cálculos que podem ser realizados por qualquer pessoa, dependendo do objetivo de cada um, como por exemplo, emagrecer ou para melhorar a condição cardiorrespiratória.
Uma regra geral, para se ter uma idéia, é que a duração de uma caminhada pode variar de 30 a 60 minutos, não incluindo o aquecimento e a fase de relaxamento. Em indivíduos com baixa capacidade funcional, deve se iniciar com duração de 10 a 15 minutos, em dias alternados. A cada semana, acrescentar 5 a 10 minutos na duração total. Porém, não abra mão de fazer o cálculo indicado pelo ACSM.
Vale ressaltar que o efeito da caminhada só é obtido para uma intensidade de no máximo de 7 km/hora. Após essa marca, se o corpo se adapta ao esforço é preciso aumentar a intensidade para se continuar a melhorar o condicionamento físico.
A caminhada é recomendada pelos seguintes motivos:
É uma atividade física simples de ser executada, requerendo muito pouco em termos de equipamento e facilidades;
Pode ser realizada individualmente ou de forma coletiva;
Produz os mesmos benefícios da corrida, do ciclismo e da natação, se bem executada;
É considerada a prática mais segura de exercícios aeróbicos, por conferir proteção ao sistema cardiovascular, músculo-ligamentar e ósteo-articular;
Apresenta maior índice de aderência aos exercícios para a prevenção de problemas e promoção de saúde. Grande número de pessoas que caminham regularmente por mais de quatro semanas aderem à caminhada;
É importante ressaltar que, na dúvida de como caminhar devemos procurar a orientação de um profissional da área de Educação Física. No entanto, antes de iniciar qualquer atividade física é necessária uma avaliação médica para afastar possíveis riscos à saúde.

Referência: Paulo Toledo. Consultor esportivo: Professor-Doutor Henrique Luiz Monteiro

Equipe de Guarda-Vidas da EEFMT Professora Dagmar Ribas Trindade
Ligia Zangirolami Noronha (CREF: 082886-G/SP)

Nenhum comentário: