segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Nossas Matérias

FIQUE SABENDO
- Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia, 17,1 milhões de pessoas morrem anualmente devido à doença cardíaca e ao derrame. 
- Quase metade dos que morrem devido a doenças cardiovasculares crônicas, tem entre 15 e 69 anos de idade, período mais produtivo da vida.
- Pelo menos 80% das mortes prematuras podem ser evitadas por meio de dieta saudável, atividade física regular, restrição ao tabaco e controle efetivo da pressão arterial.
- A pressão alta é o principal fator de risco para as doenças cardiovasculares.
- Cerca de 80% das pessoas que sofrem derrame são hipertensas. Entre 40% e 60% dos pacientes com infarto, apresentam hipertensão associada.
- Cuidar bem do seu coração reduz as chances da morte por derrame e infarto, permitindo experimentar todas as fortes emoções que a vida pode proporcionar.
- Entre as dicas para um coração saudável, vale destacar: dieta equilibrada com pelo menos cinco porções de frutas e vegetais por dia, evitando gordura saturada e alimentos processados. Manutenção de uma rotina frequente de atividades físicas. Não fumar, limitar a ingestão de álcool, manter um peso saudável, evitar o estresse, buscar sempre se divertir, relaxar, dormir bem, além de realizar avaliação médica e exames periódicos, para garantir a saúde deste órgão vital.
CUIDE DE SEU CORAÇÃO!

Equipe de Enfermagem do ITB Prof. Antonio Arantes Filho e  
ITB Prof. Moacyr Domingos Sávio Veronezi
Amanda Ruas Almeida
Técnica de Enfermagem
COREN/SP 009.865

Nenhum comentário: