quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Nossas Matérias

ALGUMAS DOENÇAS CAUSADAS PELA POLUIÇÃO

PRINCIPAIS DOENÇAS CAUSADAS PELA POLUIÇÃO DO AR

A poluição atmosférica caracteriza-se basicamente pela presença de gases tóxicos e partículas sólidas no ar. As principais causas desse fenômeno são: a eliminação de resíduos por certos tipos de indústrias (siderúrgicas, petroquímicas, de cimento, etc.) e a queima de carvão e petróleo em usinas, automóveis e sistemas de aquecimento doméstico.
Sinusite alérgica: é uma doença com base inflamatória e/ou infecciosa que acomete as cavidades existentes ao redor do nariz.
Asma: doença pulmonar caracterizada pela inflamação crônica das vias áreas, causando dificuldade respiratória.
Rinite Alérgica: é uma inflamação das mucosas nasais e pode ser considerada uma reação exagerada a fatores ou substâncias, geralmente não muito nocivos. No entanto para pessoas alérgicas, o organismo interpreta tais fatores ou substâncias como agressores. A rinite alérgica é uma doença imunológica, com grande participação genética, não contagiosa e bastante comum: cerca de uma em cada sete pessoas sofrem com esse mal, em diversos graus.
Conjuntivite Alérgica: é a inflamação da conjuntiva, membrana transparente e fina que reveste a parte da frente do globo ocular e o interior das pálpebras. O branco do olho (esclera) é coberto por uma película fina chamada conjuntiva, que produz muco para cobrir e lubrificar o olho. Normalmente, possui pequenos vasos sangüíneos em seu interior, que podem ser vistos através de uma observação mais rigorosa. Quando a conjuntiva se irrita ou inflama, os vasos sangüíneos que a abastecem alargam-se e tornam-se muito mais proeminentes, causando então a vermelhidão do olho.
Otite Média: é uma infecção por bactérias ou vírus, que provoca inflamação e/ou obstrução e que se não for tratada pode levar à perda total da audição. Costuma ocorrer durante ou logo após gripes, resfriados, infecções na garganta ou infecções respiratórias.

PRINCIPAIS DOENÇAS CAUSADAS PELA POLUIÇÃO DO SOLO

Metais pesados, pesticidas, solventes e outros produtos químicos sintéticos, chumbo e derrames de petróleo são alguns dos contaminantes comuns que levam a poluição do solo. A poluição do solo altera seu ambiente natural, matando microorganismos benéficos, e criando um ambiente com solo patogênico. Doenças causadas por poluição do solo são transmitidas através do contato direto com o solo contaminado; ao inalar contaminantes do ar; da água de escoamento ou a partir de plantas cultivadas em solo contaminado.
Câncer: solo contaminado com pesticidas, benzeno, cromo e herbicidas são substâncias cancerígenas que podem causar todos os tipos de câncer. A longo prazo, a exposição ao benzeno é responsável por ciclos menstruais irregulares em mulheres com leucemia e anemia. Um alto nível de exposição ao benzeno é fatal. O benzeno é um produto químico líquido encontrado no óleo cru, gasolina e fumaça de cigarro. Ele é usado na síntese química e interfere com a função celular, diminuindo a produção de glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e anticorpos, comprometendo a imunidade do organismo.
Tétano: essa doença é produzida por uma bactéria, o bacilo do tétano (Clostridium tetani), e caracteriza-se por contrações e espasmos dos músculos do rosto, da nuca, da parede do abdome e dos membros. Esses espasmos são consequência da ação da toxina produzida pelo bacilo sobre o sistema nervoso. O bacilo do tétano pode ser encontrado sob a forma de esporo (uma forma resistente do micróbio) nos mais variados ambientes: poeira, pregos enferrujados, latas, água suja, galhos, espinhos e no solo, principalmente quando tratado com adubo animal, pois esse bacilo está presente nas fezes dos animais domésticos e do homem. A profilaxia do tétano depende, portanto, da melhoria do padrão de vida das camadas mais pobres da população. Depende também da eficiência dos programas de vacinação. A vacina contra o tétano está associada às da difteria e da coqueluche (vacina tríplice). Se o indivíduo não tiver sido vacinado, deve-se usar soro antitetânico e antibiótico, prescrito pelo médico. Posteriormente será aplicada a vacina.
Malária: é uma doença causada por um parasita denominado Plasmodium que é transmitido através da picada do mosquito Anopheles. Essa doença é considerada infecciosa. Esse parasita começa atacando o fígado e depois o sangue, causando a destruição dos glóbulos vermelhos que são responsáveis pelo “trajeto” dos nutrientes, fazendo com que as pessoas fiquem anêmicas.
Ancilostomose (amarelão): os agentes infecciosos responsáveis pela doença pertencem a duas espécies: Necator americanus e Ancylostoma duodenale. Esses dois parasitas eliminam ovos nas fezes. Lançados no meio ambiente juntamente com as fezes, mais tarde eclodem e liberam as larvas. Essas larvas crescem na terra úmida e quente e penetram pela pele do indivíduo. Mais raramente, podem ser engolidas. Os vermes fixam-se na mucosa do intestino por meio de estruturas especiais semelhantes a dentes, provocando lesões na mucosa. Devido ao hábito de se alimentar de sangue, é comum causarem anemia no hospedeiro. Por isso, a ancilostomíase é também conhecida de “amarelão”. O uso de calçados e cuidados higiênicos, com utilização de instalações sanitárias adequadas, constitui as melhores formas de profilaxia da ancilostomose.

PRINCIPAIS DOENÇAS CAUSADAS PELA POLUIÇÃO DA ÁGUA

A poluição da água é causada pelo acúmulo de substâncias indesejáveis, nocivas e tóxicas nos rios, lagos e mares. A água poluída contém microorganismos que leva a intoxicações sérias e pode causar diversas doenças. Por isso, a água que sai das torneiras de nossa casa já deve ser limpa, potável e ainda passar por uma estação de tratamento. A população deve participar de forma coletiva desse processo, mostrando que a água poluída prejudica a vida das pessoas, dos animais e das plantas, enfim de todas as formas de vida existentes no planeta.
Muitas vezes a água contaminada por vírus e bactérias pode apresentar aspecto transparente e límpido, ou seja, não é visível a olho nu, por isso, temos que ter o cuidado de ferver ou filtrar. O despejo de esgotos residenciais, industriais e hospitalares diretamente nos rios, lagos e mares, aumenta a quantidade de matéria orgânica (coliformes fecais) na água.
Disenteria: é o nome de uma doença grave que afeta o cólon, ou intestino grosso. Há uma inflamação do cólon, com diarréia acompanhada de dores. Nas fezes se encontram sangue e muco. Em certos casos, pode haver febre e delírio. As duas espécies mais comuns de disenteria são a amebiana e a bacilar.
Amebíase: é uma forma de disenteria provocada por um organismo microscópico chamado ameba. Uma das formas de transmissão se faz pela água contaminada com as fezes de indivíduo doente.
Cólera: é uma doença que provoca: vômitos, diarréia e desidratação. É causado por uma bactéria chamada vibrião colérico. Não se deve confundir esta doença com a raiva. Ela causa cólica e, às vezes, o doente evacua sangue com as fezes. Ela provoca, também, a desidratação e o doente precisa tomar soro.
Leptospirose: é uma doença infecciosa causada por uma bactéria chamada Leptospira presente na urina do rato. Em situações de enchentes e inundações, a urina dos ratos, presente em esgotos e bueiros, mistura-se à enxurrada e à lama das enchentes. Qualquer pessoa que tiver contato com a água ou lama contaminada poderá se infectar. A Leptospira penetra no corpo pela pele, principalmente se houver algum ferimento ou arranhão. Na época de seca, oferecem riscos à saúde humana o contato com água ou lama de esgoto, lagoas ou rios contaminados e terrenos baldios onde existem ratos. Portanto, deve-se evitar o contato com esses ambientes.
Hepatite: é uma inflamação no fígado que pode ser provocada por vários tipos de vírus. Os sintomas são parecidos com os da gripe e há também icterícia (coloração amarelada da pele causada pelo depósito de uma substância produzida pelo fígado). A pessoa precisa ficar em repouso e seguir as orientações médicas. Algumas formas de hepatite são transmitidas por água e alimentos contaminados por fezes (Tipo A e E). Outros tipos são transmitidos por transfusão de sangue (B e C), ou por relações sexuais.
Dengue: é uma virose transmitida por um tipo de mosquito (Aedes aegypti) que pica apenas durante o dia, ao contrário do mosquito comum (Culex), que pica à noite. A infecção pode ser causada por qualquer um dos quatro tipos (1, 2, 3 e 4) do vírus da dengue, que produzem as mesmas manifestações. Em geral, o início é súbito com febre alta, dor de cabeça e muita dor no corpo. É comum a sensação de intenso cansaço, a falta de apetite, e por vezes, náuseas e vômitos. Podem aparecer manchas vermelhas na pele, parecidas com as do sarampo ou da rubéola, e prurido (coceira) no corpo. Pode ocorrer, às vezes, algum tipo de sangramento (em geral no nariz ou nas gengivas). A dengue não é transmitida diretamente de uma pessoa para outra.

Fonte de pesquisa:
http://aguapoluida.blogspot.com
http://meioambienteemalerta.blogspot.com
http://www.suapesquisa.com
http://www.abcdasaude.com.br
http://www.portalsaofrancisco.com.br

Equipe de Enfermagem EEFMT Professora Dagmar Ribas Trindade
Patrícia Martins de Mendonça (COREN: 021774)

Nenhum comentário: