quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Nossas Matérias


Reciclagem de lixo, uma questão de educação e consciência

Você já parou para pensar na quantidade de lixo acumulado ao fim de um dia, onde cada brasileiro jogou no lixo comum uma tampa de garrafa? Bastante, não é?
Se todos pensarem que só uma tampinha não irá atrapalhar em nada, nosso planeta estará perdido. Faça a diferença, recicle!
Veja abaixo o tempo de decomposição dos materiais e imagine como será o futuro se não tivermos consciência hoje:

Papel
Decomposição:
3 a 6 meses
Não é reciclável: papel vegetal, celofane, encerados, papel-carbono, fotografias, papéis sanitários usados e fraldas descartáveis.
Vantagens da reciclagem: preservação de recursos naturais, economia de água e energia.

Plástico
Decomposição: mais de 100 anos
Não é reciclável: celofane, embalagens plásticas metalizadas e plásticos usados na indústria eletroeletrônica e na produção de computadores, telefones e eletrodomésticos.
Vantagens da reciclagem: em lixões, o plástico pode queimar, indevidamente, e sem controle. Em aterros sanitários, dificulta a compactação e prejudica a decomposição dos elementos degradáveis.

Vidro
Decomposição:
mais de 4.000 anos
Não é reciclável: espelhos, vidros de janelas e de automóveis, tubos de televisão e válvulas, ampolas de medicamentos, cristal, vidros temperados planos ou de utensílios domésticos.
Vantagens da reciclagem: pode ser reutilizado porque sua esterilização tem alto grau de segurança.

Metais
Decomposição: não se decompõem
Vantagens da reciclagem: evita a retirada de minérios do solo, minimizando o impacto ambiental acarretado pela atividade mineradora, e reduz o volume de água e energia necessário para a produção de novos produtos.

Lixo orgânico
Decomposição: 6 a 12 meses
Vantagens da reciclagem: a compostagem de resíduos orgânicos - adubo com grande capacidade de reposição de sais minerais e vitaminas.



Equipe de Fonoaudiologia do ITB Professor Munir José e
ITB Professor Antonio Arantes Filho
Julyana Mendes Valário Assad (CRFa: 9062/T3R)

Nenhum comentário: