terça-feira, 14 de junho de 2011

Nossas Matérias


A fantasia que vira realidade

No Brasil, uma em cada quatro mulheres que dão à luz nas maternidades tem menos de 20 anos de idade. Estas meninas que não são mais crianças, nem tão pouco adultas, estão em processo de transformação e, ao mesmo tempo, prestes a serem mães. O papel de criança que brinca de boneca e de mãe na vida real confunde-se.
Neste período, o acompanhamento médico e o pré–natal são imprescindíveis para acompanhar o desenvolvimento do bebê. É importante saber como está à saúde do feto, se todos os órgãos estão íntegros, pois devido às grandes turbulências emocionais, a adolescente muitas vezes se submete ao uso de bebidas alcoólicas, drogas, remédios abortivos e má alimentação o que pode causar problemas na formação do bebê. Se uma mãe adolescente, por exemplo, consome calmantes, álcool ou drogas ilícitas logo no início da gravidez, até a 12ª semana gestacional, a criança pode nascer com uma abertura nos lábios ou no céu da boca, ou seja, o lábio leporino ou a fenda palatina. Tais alterações comprometem a estética facial, a amamentação e futuramente a fala.
 A fim de minimizar os riscos de uma gravidez precoce é necessário que a gestante adolescente ingira alimentos saudáveis como frutas, verduras, cereais integrais e verduras. Além disso, não pode se esquecer de beber muita água todos os dias e praticar atividade física regular com prescrição médica para poder ter um ganho de peso que oscile entre 9 a 12 quilos.
A gravidez geralmente é um período muito delicado para as adolescentes e gera medo, angústia, solidão e rejeição, por isso é muito importante a aceitação e o apoio por parte do companheiro, dos familiares, dos amigos e principalmente dos pais. Afinal, a fantasia deixa de existir para dar lugar à realidade.

Fonte:

Equipe de Fonoaudiologia ITB Brasílio Flores de Azevedo
Fga. Camila Peres Passos (CRFa: 16867)

Nenhum comentário: