quinta-feira, 9 de junho de 2011

Nossas Matérias


A RELAÇÃO DA GRAVIDEZ COM PROBLEMAS GENGIVAIS

Há cada vez mais evidências sugerindo que as gestantes portadoras de enfermidades gengivais têm maior propensão a dar a luz a bebês prematuros e de baixo peso.
Durante a gravidez diversas alterações hormonais ocorrem no organismo feminino, há um aumento do nível de progesterona e estrógeno. Estes hormônios em níveis elevados promovem edema gengival e a inflamação fica aumentada frente à placa bacteriana.
Como a gengivite em geral não dói, a maioria das mulheres só nota que tem o problema quando este já está em estado avançado chamado de periodontite. Este processo infeccioso conseqüentemente gera perda óssea e dos dentes.
A ocorrência de gengivite na gravidez é bastante alta e as características mais comuns são: edema, gengiva aumentada, avermelhada, brilhante, flácida e com um aumento de sangramento.
A maioria das doenças gengivais na gravidez pode ser eliminada ou amenizada com um programa de remoção de placa e cálculo dental e prevenção através de uma higiene bucal adequada (escova e fio dental diariamente).
O ideal é consultar um dentista antes da gravidez, para estar com a saúde bucal em ótimas condições durante todo este período, evitando transtornos. Porém se esta consulta preventiva não puder ser feita, o melhor período para marcá-la durante a gravidez é no 2º trimestre, quando será decidido junto com o profissional os procedimentos necessários e emergenciais e o que será feito somente após o parto.
Se houver qualquer dúvida, a comunicação entre o dentista e o obstetra é muito importante para juntos cuidarem de sua saúde e de seu bebê.
Não se esqueça, sua saúde bucal é tão importante quanto à saúde física e mental, e para uma gestação tranqüila e sem riscos serão necessárias consultas periódicas ao dentista.


Equipe de Odontologia ITB Professor Hércules Alves de Oliveira
Dr. Eduardo Chen Yhung Wong (CRO: 94574)
Dra. Fabiana Ferreira Nardi (CRO: 76774)
ASB: Daysi Janette Marin (CRO: 16204)

Nenhum comentário: