terça-feira, 31 de maio de 2011

Nossas Matérias

Os males do Tabagismo para os Dentes e a Saúde Bucal

O tabagismo causa uma série de problemas de saúde em todo o organismo. Na cavidade oral, vários problemas ocorrem nos dentes e na gengiva, bem como em todas as estruturas da boca. Na relação destes problemas estão:
  • Perdas de dentes: Pessoas que fumam e tem problemas na gengiva (doenças periodontais) aumentam em muito, a chance de perda de dentes, devido às toxinas do cigarro acelerar o processo inflamatório e dificultar a cicatrização da gengiva.
  • Manchas nos dentes e gengiva: A nicotina se deposita nos dentes e na gengiva, ocasionando manchas escuras o que afetam a estética e a auto-estima da pessoa.
  • Mau hálito (Halitose): Os odores da fumaça inalada são expelidos durante a fala e a respiração. O uso de cigarro, charuto, cachimbo etc., associado a uma má higiene dos dentes e da língua pode tornar o hálito extremamente desagradável.
  • Diminuição da salivação: O consumo do tabaco em qualquer de suas formas diminui a quantidade de saliva na cavidade oral o que propicia o aumento do risco de cáries, feridas na boca devido à falta de lubrificação adequada e de candidíase oral (fungo).
  • Alteração do paladar: O fumo causa atrofia de células que se encontram na língua (papilas gustativas) que são responsáveis pelo paladar.
  • Câncer de boca: Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) entre os pacientes que morrem em decorrência de câncer da cavidade bucal, 90% são fumantes e dependendo do tipo e da quantidade de tabaco usado, os fumantes apresentam uma probabilidade 4 a 15 vezes maior de desenvolver câncer de boca do que os não-fumantes. Na boca todas as regiões da cavidade bucal podem ser atingidas. As lesões aparecem inicialmente como pequenas feridas indolores que não cicatrizam, aumentos de volume (caroços, inchaços) ou manchas esbranquiçadas ou avermelhadas. O dentista pode identificar lesões cancerizáveis e realizar exames para detectar a doença e realizar o tratamento necessário.
Medidas preventivas podem ser tomadas para diminuir os efeitos nocivos do tabaco na boca como: visitas periódicas ao dentista, fazendo um acompanhamento dos dentes, gengivas e principalmente da mucosa bucal; tratamentos periodontais (tratamento da gengiva) e restauradores dos dentes podem limitar os danos causados pelo cigarro e pela má higiene bucal; as manchas nos dentes podem ser removidas por limpeza profissional e clareamento dental, desde que o paciente pare de fumar. Com relação ao câncer de boca o auto-exame é uma arma importante que o paciente tem para a sua prevenção. Ele pode ser feito pela própria pessoa diante de um espelho, em ambiente iluminado, inspecionando-se todas as regiões da boca. O paciente deve estar atento a feridas que demorem mais de 15 dias para cicatrizar, a manchas ou placas brancas ou avermelhadas, a lesões endurecidas e salientes e a inchaços na boca ou no pescoço.
Sendo assim, caso você encontre algumas dessas lesões, procure imediatamente o seu dentista, pois o diagnóstico precoce é o principal fator para a cura do câncer de boca.

Referência: Site da OPAS (Organização Pan-Americana de Saúde) – www.opas.org.br

Equipe de Odontologia da EEFMT Profª Dagmar Ribas Trindade
Dr. Fábio Augusto Baságlia (CRO-SP: 47327)
Dra. Paola Batista Artioli (CRO-SP: 76588)
Dra. Patrícia Fernanda Ramalho Spina (CRO-SP: 80193)
ASB: Raquel Aparecida de Oliveira (CRO-SP: 1583)
Elaine Ribeiro (CRO: 15758)

Nenhum comentário: