terça-feira, 31 de maio de 2011

Nossas Matérias

OS MALEFÍCIOS DO CIGARRO

O uso do cigarro é muito comum hoje em dia, sendo mais prevalente nos homens do que nas mulheres. Na maioria dos casos esse hábito se inicia na adolescência, fator muito preocupante.
O cigarro contribui para 22% da mortalidade geral, 30% para a de origem cardiovascular, 30% para o câncer e 30% para as doenças respiratórias. Os indivíduos que fumam 2 ou mais maços por dia têm índice de mortalidade coronariana de 2 a 3 vezes maior que os não fumantes, sendo que a incidência de doença naqueles é 4 vezes maior. Os indivíduos que fumam menos de 2 maços correm 2 vezes mais risco que os não fumantes. O risco de morte súbita também é de 2 a 4 vezes maior que nos não fumantes.
Este vício, além de afetar o sistema cardíaco e respiratório, está associado a várias doenças, como derrame cerebral, doença arterial coronariana, úlcera gástrica, câncer na boca, laringe, esôfago, pâncreas, bexiga entre outros.

A fumaça que é tragada do cigarro possui mais de 4.000 substâncias, entre elas monóxido de carbono, cianeto de hidrogênio, radicais oxidantes, carcinógenos e a nicotina, a molécula que leva à dependência ao cigarro.

Com relação aos problemas bucais causados pelo cigarro, além do câncer bucal, podemos observar a ocorrência do aumento da probabilidade para o desenvolvimento de doença periodontal (doença da gengiva), mau hálito e manchamento de dentes e de restaurações estéticas, além de todos os prejuízos causados para a saúde do indivíduo.
Alguns conselhos para ajudar a parar de fumar: 
  • Evitar ficar perto de pessoas que estejam fumando;
  • Praticar exercícios de relaxamento, como ioga;
  • Beber 2 litros de água entre as refeições;
  • Evitar bebida alcoólica;
  • Fazer exercícios físicos diariamente;
  • Os patches de nicotina (liberação transdérmica) ou as gomas de mascar de nicotina podem auxiliar.
Fontes:
Tratado de Periodontia Clínica e Implantologia Oral – Jan Lindhe


Equipe de Odontologia ITB Professor Antonio Arantes Filho
Dra. Cinthya Lobo Pradella (CRO: 95863)
Dra. Denise Michelazzo Órfão (CRO: 50322)
ASB: João Batista de Araujo (CRO: 11536)

Nenhum comentário: