terça-feira, 31 de maio de 2011

Nossas Matérias

Quais os perigos que a fumaça do cigarro representa para a saúde bucal?

Toda forma de uso de tabaco é comprovadamente prejudicial à saúde do homem e especialmente da boca. O consumo de cigarros, charutos ou produtos de tabaco mascado pode causar prejuízo à saúde bucal.
Entre os principais danos à boca causados pelo fumo estão o câncer bucal, a doença periodontal e a halitose. O fumo também causa manchas nos dentes, língua e mucosas, deixando a boca com manchas escuras. As defesas do organismo ficam diminuídas, prejudicando a cicatrização de feridas e a fixação de implantes dentários. 
O hábito de fumar leva a doenças periodontais (na gengiva), podendo levar à perda de osso, ficando os dentes moles e sua perda. A velocidade que isso pode ocorrer está relacionada com a duração e a quantidade de cigarros fumados por dia.
A nicotina faz com que os dentes escureçam, pois estimula a melanina, causando manchas acastanhadas principalmente na gengiva. As mulheres são mais afetadas, devido provavelmente aos hormônios femininos. Com a cessação do hábito de fumar as manchas na mucosa desaparecem gradativamente ( +/- 3 anos).

O cigarro pode provocar problemas na salivação?
Sim. O cigarro diminui acentuadamente a salivação, onde ocorre risco de cárie, feridas e fissuras.
O cigarro causa diminuição na secreção salivar, deixando uma sensação de boca seca, mudando o sabor dos alimentos.

O hábito de fumar pode causar que tipos de câncer na região da boca e da garganta?
 Dependendo do tempo que se está fumando os fumantes apresentam uma probabilidade 4 a 15 vezes maior de desenvolver câncer de boca do que os não-fumantes. Se a pessoa deixa de fumar esse risco diminui, mas somente após 10 anos sem fumar terá o mesmo risco de desenvolver a doença que uma pessoa que nunca fumou.
A causa do câncer não tem um único fator definido. Ela depende de uma série de fatores sistêmicos, como também o fumo, o álcool e os raios solares. Entre os pacientes que morrem em decorrência de câncer da cavidade bucal, 90% são fumantes.

Há riscos de cárie?
Ainda não há uma comprovação de uma relação direta entre prevalência de cáries e fumantes. Os fumantes têm maior quantidade de acúmulo de tártaro que não-fumantes e uma higiene bucal mais deficiente, além de uma diminuição das defesas do organismo, o que leva o risco de doença no osso da gengiva e de cárie.

Quais os tratamentos para combater alguns efeitos do cigarro?
O dentista deve colaborar em campanhas antitabagistas e no diagnóstico precoce de lesões bucais, aumentando a chance de cura dos pacientes e diminuindo as seqüelas dos tratamentos.

Equipe de Odontologia do ITB Brasílio Flores de Azevedo
Dra. Carolina A. Midlej (CRO: 86523)
Dra. Francine R. Trigo (CRO: 60867)
Dr. Ricardo Batista (CRO: 59038)
ASB: Andréia F. Quintana (CRO: 14085) 
Lindalva Rodrigues de Meneses (CRO: 17867)

Nenhum comentário: