quinta-feira, 5 de maio de 2011

Nossas Matérias

Sempre bonita! Maquiagem para os olhos pode fazer mal?  

Adolescentes não precisam de maquiagens exageradas para ficarem bonitas basta apenas um pouco de lápis de olhos, um toque de rímel e colorir os olhos com lindas sombras que já estarão prontas para brilhar.
Mas você sabia que esses tipos de maquiagens em contato direto com os olhos, podem provocar irritações oculares, que variam de sensação de ardor, olhos lacrimejantes, coceira e até mesmo reações alérgicas aos componentes químicos dos produtos?  E não podemos nos esquecer da conjuntivite que também é uma queixa comum das usuárias de maquiagem.
Dica importante: Para amenizar essas complicações, alguns cuidados devem ser observados em relação aos produtos que entram em contato com os olhos como, por exemplo, verificar a origem da maquiagem, a qualidade e a data de validade, observar se o rótulo tem a indicação de que o produto é hipoalergênico e se foi testado oftalmo e dermatologicamente, e cuidado com maquiagens muito baratas, às vezes elas não são testadas.
A maquiagem velha se torna um ambiente propício para o crescimento de bactérias que podem causar problemas oculares. É importante observar se a maquiagem sofre mudanças na aparência, na cor ou na consistência, se a resposta for sim, descarte-a imediatamente.
Outra dica: Não é recomendável compartilhar a sua maquiagem com outras garotas, pois com isso você aumenta o risco de contrair irritações e conjuntivites.
Antes de dormir retire a maquiagem e limpe bem os olhos. Hoje, o mercado de cosméticos disponibiliza produtos especiais para a limpeza da área dos olhos. Consulte um oftalmologista e se informe qual o removedor de maquiagem mais seguro para seus olhos.

 E agora? Estou sem o removedor de maquiagem para os olhos!

Tudo bem, não se desespere... Óleo de oliva/azeite remove maquiagem dos olhos maravilhosamente, basta colocar um pouco em um algodão (sem exagero) e passar nas pálpebras. Além de remover a maquiagem, o azeite contém antioxidantes que faz bem para a pele.
  
Equipe de Enfermagem ITB Profª. Maria Sylvia Chaluppe Mello
Alessandra Tatiana Pires Brandão
Coren/SP 029.206 TE

Nenhum comentário: