segunda-feira, 9 de maio de 2011

Ilusão de Ótica


O termo Ilusão de ótica aplica-se a todas as ilusões que "enganam" o sistema visual humano fazendo-nos ver qualquer coisa que não está presente ou fazendo-nos vê-la de um modo errôneo. Algumas são de caráter fisiológico, outras de caráter cognitivo.
As ilusões de ótica podem surgir naturalmente ou serem criadas por astúcias visuais específicas que demonstram certas hipóteses sobre o funcionamento do sistema visual humano. 
Segue alguns exemplos:
Blivet: Um Blivet é uma figura indecifrável, uma ilusão de ótica e um objeto impossível. Ele parece ter três pernas cilíndricas em uma extemidade que se transformam em duas pernas retangulares na outra.
Será que as linhas horizontais são paralelas?
Ilusão da Parede do Café:
Este tipo de ilusão foi primeiramente estudada pelo Doutor Richard Gregory. Ele observou esse efeito na parede de um Café na Cidade de Bristol, no Reino Unido.
Essa ilusão faz com que as linhas retas pareçam curvadas. Para construir essa ilusão, ladrilhos Pretos e Brancos são postos alternadamente em linhas escalonadas.
E é essêncial para a ilusão que os ladrilhos estejam rodeados por uma camada de “Argamassa” (As linhas cinzas), ou seja, uma cor que esteja entre o preto e o branco dos ladrilhos.

O vermelho da direta é mais escuro que o da esquerda?
Efeito Bezold: O vermelho em ambos quadrados é idêntico.
O Efeito Bezold é uma ilusão de ótica que ganhou o nome do professor de meteorologia Wilhelm von Bezold (1837-1907), que descobriu que a cor pode se parecer diferentes dependendo da sua relação com as cores adjacentes. No exemplo acima o vermelho se parece mais claro quando combinado com o branco e mais escuro quando combinado com o preto.

As cores da textura do círculo central na esquerda têm mais contraste que as do círculo da direta?
Ilusão de Chubb: Ambos os círculos são idênticos.
A ilusão de Chubb é uma ilusão onde o contraste do fundo varia dramaticamente, dependo do contexto da apresentação (central, neste caso). Uma textura com baixo contraste em um campo uniforme parece ter mais contraste do que quando é envolta por uma textura com alto contraste. Isso foi observado e documentado por Chubb e 1989.

Qual dos círculos alaranjados é maior?  
Ilusão de Ebbinghaus: A ilusão de Ebbighaus é uma ilusão ótica de percepção relativa de tamanho. Os círculos externos que rodeiam o círculo central é que forçam a impressão de um ser maior que o outro, porém, ambos os circulos tem o mesmo tamanho.

Você vê a espiral?
Ilusão Espiral de Fraser: Essa ilusão também é conhecida como falsa espiral ou pelo seu nome original: a ilusão da corda torcida. Os segmentos de arcos pretos sobrepostos é que parecem formar a espiral, no entanto os arcos são uma série de círculos concêntricos.

Passe os olhos pela imagem e veja os pontos cinza nas intersecções.
Ilusão da grade de Hermann: Em 1870 Ludimar Hermann notou que ao se olhar uma figura como esta acima, se notam alguns pontos cinzas no meio das linhas brancas.
Nós só os vemos quando passamos os olhos rapidamente na imagem, mas ao fixarmos um ponto com o olhar, eles desaparecem.

As duas linhas verticais estão curvadas ou retas?
Ilusão de Hering: As duas linhas vermelhas até que parecem arcos, mas são perfeitamente retilíneas. Esta ilusão foi descoberta pelo psicólogo alemão Ewald Hering, em 1861.
Essa distorção é produzida pelo padrão das linhas do fundo que simula um desenho de perspectiva e cria a falsa impressão de profundidade.

Este objeto é impossível?
Ilusão do cubo impossível: O Cubo impossível, ou o Cubo Irracional, é um objeto impossível que foi desenhado a partir da ambiguidade presente num cubo de Necker. Um cubo impossível geralmente é considerado como um cubo Necker nos quais os cantos são aparentemente feixes sólidos.
Esta solidez aparente dá ao cubo impossível uma maior ambigüidade visual do que um cubo de Necker que tem menos chances de ser percebido como um objeto impossível. A ilusão brinca com a interpretação dos olhos humanos de imagem bidimensionais como objetos tridimensionais.
Na verdade não. Basta ser visto do ângulo certo. 
Ilusão isométrica
Uma ilusão isométrica, ou figura ambígua, é um tipo de ilusão causada pela múltipla estabilidade da percepção. Na imagem acima a forma pode ser percebida como um canto interno ou externo.

Reprodução: Blog Nottingham Castle

Nenhum comentário: